Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

10 de março de 2025

Ciesp destaca desempenho da indústria e defende ações para ampliar crescimento do PIB

 | Jornal Acontece

 

Equilíbrio das políticas monetária e fiscal e redução dos juros são prioritários para que a economia cresça com mais vigor em 2025

 

Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ressaltou a participação do setor no crescimento de 3,4% do PIB brasileiro em 2024, anunciado pelo IBGE nesta sexta-feira (7/03). “Os números mostram que a revitalização da manufatura é fundamental para a geração de empregos, aumento da renda das famílias, expansão da economia e o desenvolvimento nacional”, frisou.

 

A indústria avançou 3,3% no ano passado, o segundo melhor resultado setorial, atrás apenas dos serviços. “O desempenho foi positivo, mas é preciso ficar alerta ao recorte dos dados referente ao quarto trimestre, quando o aumento do PIB nacional foi menor do que nos três anteriores. Nossa atividade, por exemplo, teve alta de apenas 0,3% no período, no qual normalmente se observa um aquecimento”, ponderou Cervone.

 

O presidente do Ciesp alertou para a necessidade de se equacionar de modo eficaz a questão do déficit público, medida determinante para a queda da Selic. Segundo ele, o equilíbrio entre as políticas fiscal e monetária é essencial para o vigor da economia. “Esta é uma prioridade em 2025”, afirmou, argumentando que “nenhum país consegue alcançar níveis elevados de crescimento sustentado, pagando uma das mais altas taxas de juros reais do mundo”.

 

Também é preciso continuar fomentando a agenda da neoindustrialização, com programas como a Nova Indústria Brasil (NIB) e Depreciação Acelerada, e buscar avançar em 2025 na redução do Custo Brasil. “Num cenário global permeado por conflitos e fortemente impactado pelas novas medidas protecionistas dos Estados Unidos, nosso país tem boas oportunidades de ampliar as exportações, conquistar novos mercados e impulsionar a economia. Mas, precisamos fazer a nossa parte para solucionar os crônicos problemas que limitam nosso crescimento”, enfatizou.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

10 de março de 2025

Unipar e CCC promovem ação social para mais de mil pessoas em Cubatão

Leia mais

10 de março de 2025

Braskem anuncia mega projeto no RJ com previsão de 7,5 mil empregos

Leia mais

10 de março de 2025

Braskem celebra o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia com trajetória de destaque em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.