15 de setembro de 2025
CIESP destaca legado de sustentabilidade de Cubatão durante Fórum Aliança Sustentável

Durante o Fórum Aliança Sustentável, realizado em Cubatão, o presidente do CIESP – Embaixada Santista, Omar Silva Junior, destacou a importância da cidade como referência em recuperação ambiental e sustentabilidade, ressaltando o papel do setor industrial nesse processo.
Assista a fala completa do Omar Silva Junior
Segundo ele, participar de um evento que reúne diferentes setores para debater o futuro sustentável é motivo de orgulho para a região:
“Nós, como representantes das indústrias, ficamos muito felizes em participar de um fórum em que se fala de sustentabilidade. Cubatão é uma cidade com inúmeros exemplos de recuperação ambiental. Enquanto hoje se fala muito em ESG, nossas indústrias já investem em meio ambiente e responsabilidade social há décadas”, afirmou.
Da poluição ao reconhecimento internacional
Omar lembrou sua chegada à cidade em 1993, quando ainda havia grandes desafios ambientais. À época, atuava como diretor da antiga Cosipa e presenciou de perto a transformação:
“Iniciamos um trabalho intenso nos anos 1990. Em pouco tempo, conquistamos todas as certificações ISO possíveis. Houve uma recuperação ambiental significativa, reconhecida pela ONU. Cubatão deixou de ser lembrada pela poluição para se tornar modelo mundial de recuperação”, relembrou.
Para ele, esse legado precisa ser mantido e valorizado:
“Hoje temos orgulho desse desenvolvimento, principalmente na área ambiental. Com a realização da COP-30, Cubatão pode novamente ser exemplo para o Brasil e para o mundo de que é possível recuperar e transformar uma cidade”, destacou.
Juventude e futuro
O líder industrial também ressaltou a importância de engajar as novas gerações no compromisso com a sustentabilidade:
“Eventos como este são uma forma de trazer a juventude conosco. Precisamos mostrar que o cuidado que tivemos no passado deve ser mantido. Fazemos parte da natureza e devemos preservá-la cada vez mais, em todos os sentidos”, completou.
O Fórum Aliança Sustentável segue fortalecendo o papel de Cubatão como referência em sustentabilidade, unindo setor público, privado e a sociedade civil em torno de ações e soluções para o futuro.