26 de dezembro de 2024
Cinco exposições para visitar em São Paulo durante as férias
Quem está em busca de cultura e diversão nesta reta final de 2024 e início de 2025 pode conferir cinco exposições em São Paulo com temáticas bem diferentes. No Centro Cultural Fiesp está BO(u)SQUE IPT: Tecnologias Digitais – 50 anos impactando a sociedade, enquanto o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBBSP) apresenta Flávio Cerqueira – um escultor de significados. No Museu do Futebol, além da mostra de longa duração é possível conferir Vozes da Várzea. Já no Museu das Culturas Indígenas a dica é a exposição Mymba’i, pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica e na Chácara Lane/Museu da Cidade de São Paulo, a mostra Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação.
BO(U)SQUE IPT: TECNOLOGIAS DIGITAIS – 50 ANOS IMPACTANDO A SOCIEDADE
Foto: Raphael Lupo
Bo(u)sque conta com duas instalações interativas, além de uma série de declarações de cientistas e artistas, que convidam o público a explorar e refletir sobre a natureza. Segundo a artista e idealizadora das obras, Rejane Cantoni, as obras são “pinturas paisagísticas enormes que reagem e comunicam suas interações com o meio ambiente e com o fluxo de pessoas”.
Uma das instalações fica bem em frente a Avenida Paulista e apresenta imagens de um bosque que se modifica conforme a mudança real de temperatura e umidade. A outra obra, dentro do Centro Cultural, se transforma de acordo com a movimentação dos visitantes, ao andar em frente ao painel a natureza expande.
As obras buscam provocar reflexões sobre como a ciência e a arte expandem nossa percepção dos fenômenos naturais, das mudanças climáticas e da urgente necessidade de uma nova relação entre a humanidade e a natureza.
O processo criativo envolveu a captação de imagens reais do bosque existente no campus do IPT em São Paulo e contou com a participação dos pesquisadores da Unidade de Tecnologias Digitais, que celebra 50 anos de existência. Para o trabalho, foram utilizadas tecnologias e recursos digitais de coleta e processamento de dados que permitem a interação do público com as obras e com o ambiente.
SERVIÇO
Data: até 2 de fevereiro de 2025
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h.
– Painéis de LED do Centro Cultural Fiesp: quarta a domingo, 11h às 13h; 15h às 17h; 18h às 20h
– Corredor do piso térreo: quarta a domingo, 10h às 20h
– Foyer do Teatro: quarta a domingo, 10h às 20h, em intervalos de 30 minutos
Importante: O Centro Cultural Fiesp estará fechado nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01/2025.
Endereço: Avenida Paulista, 1313. Em frente à estação Trianon-Masp do metrô
Entrada gratuita
FLÁVIO CERQUEIRA – UM ESCULTOR DE SIGNIFICADOS
Foto: Gui Caielli
“Eu penso a escultura como o instante pausado de um filme”, explica o artista Flávio Cerqueira ao comentar sua carreira, que chega à marca de 15 anos com uma retrospectiva individual inédita no CCBB SP, com curadoria de Lilia Schwarcz, historiadora, antropóloga e imortal da Academia Brasileira de Letras.
A declaração do artista joga luz sobre o forte teor de narrativa que imprime em suas obras, com esculturas figurativas em bronze que convidam o público a completar as histórias contidas em cada detalhe de personagens tipicamente brasileiros.
Reconhecidas pela originalidade e riqueza de detalhes, as cerca de 40 esculturas de Cerqueira ocupam todos os andares e o subsolo do CCBB. No térreo, os visitantes encontram “O jardim das utopias”, uma seleção de trabalhos pensados para áreas abertas, que exploram a temática das fontes ornamentais e esculturas instaladas em praças públicas.
SERVIÇO
Data: até 12 de fevereiro de 2025
Funcionamento: todos os dias (exceto às terças), das 09h às 20h
Importante: O CCBB estará fechado nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01/2025
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico
Entrada gratuita
VOZES DA VÁRZEA
Foto: Nilton Fukuda
O futebol amador paulista ganhou protagonismo no Museu do Futebol com a exposição Vozes da Várzea. Plural, democrática e atemporal, a prática esportiva iniciada às margens dos rios que cortam a cidade de São Paulo é apresentada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos. Localizado no histórico Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Mais do que um esporte ou uma brincadeira, o futebol de várzea movimenta o território no qual está inserido. Incide nas economias locais, conecta-se à cultura, por meio de campeonatos, festas populares, escolas e rodas de samba, assim como desperta o espírito de pertencimento na população.
Para abordar esse panorama, Vozes da Várzea é dividida em sessões temáticas: Campos e Resistências; Lembrar é Resistir; Economia da Várzea; Chega pra Somar; Culturas em Campo. “A exposição aborda diversos aspectos como uma viagem no tempo por São Paulo, pela história e resistência desse futebol que mantém viva a magia comunitária”, comentam os curadores Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas.
SERVIÇO
Data: até 27 de abril de 2025
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h)
Importante: O Museu fecha nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01/2025
Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
MYMBA’I, PEDINDO LICENÇA AOS ESPÍRITOS, DIALOGANDO COM A MATA ATLÂNTICA.
Acervo MCI – Foto: Ypituna Pankararu
A exposição propõe reflexões sobre os impactos destrutivos das ações humanas, assim como a urgência no cuidado e recuperação da natureza. É um chamado para aprender com os povos indígenas originários a ouvir, sentir, respeitar, dialogar, além de cuidar para construir uma história de recuperação e fortalecimento de memórias ancestrais.
Na exposição são apresentados animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados) que trazem em seus corpos os impactos do desmatamento pela ação humana, além de vegetais e minerais da Mata Atlântica, em extinção e em risco de extinção.
SERVIÇO
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h; quinta-feira, até às 20h
Importante: O Museu funciona até as 13h nos dias 24/12 e 31/12, e fecha nos dias 25/12, 01/01/2025
Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451 Água Branca
RINO LEVI, HISTÓRIA E UTOPIA – DESTRUIÇÃO, PERMANÊNCIA, RENOVAÇÃO
Projeto Viaduto do Chá
Imagem: Acervo digital Rino Levi
Responsável pelo projeto original do Teatro Cultura Artística, na capital paulista, o urbanista e arquiteto Rino Levi (1901-1965) é homenageado na Chácara Lane/Museu da Cidade de São Paulo (MCSP). Uma exposição apresenta sua obra e importância para a arquitetura moderna brasileira, por meio de fotos, desenhos e maquetes. A mostra fechará a partir de 23/12, mas reabre em 07/01.
Os projetos do Edifício Prudência, dos prédios do Instituto de Arquitetos do Brasil, Banco Sul-Americano e Banco Paulista do Comércio são exemplos do acervo da exposição Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação, com curadoria de Abilio Guerra e Renato Anelli. A mostra ainda revela propostas não construídas para a construção do Viaduto do Chá, Centro Social da USP e um Plano-Piloto para o concurso de Brasília, que seria uma cidade vertical, com megaestruturas de 300m de altura e 400m de comprimento.
A diversidade e amplitude da obra do urbanista norteou a divisão da exposição em módulos temáticos. Merece destaque a seção Detalhe e Elemento Arquitetônico, que evidencia sua predisposição por testar novidades. Um dos exemplos está no projeto do edifício Concórdia (1955), em que ele justapôs uma parede de alvenaria com tijolos perfurados a um brise-soleil – elemento arquitetônico que protege da incidência solar – feito com placas curvas de fibrocimento.
SERVIÇO
Período expositivo: até 29/06/ 2025
Funcionamento: terça a sexta das 10h às 16h | Sábado e domingo das 10h às 17h
Local: Chácara Lane – R. da Consolação, 1024 – Consolação, São Paulo – SP, 01302-000
Entrada: gratuita
Importante: mostra permanecerá fechada de 23/12 a 06/01/2025.