02 de outubro de 2025
Clubes de Santos suspendem venda de destilados após mortes por metanol em SP

Cinco clubes tradicionais de Santos anunciaram a suspensão temporária da venda de bebidas destiladas, após a morte de seis pessoas em decorrência de intoxicação por metanol em São Paulo. Outros 39 casos seguem em investigação em todo o estado.
Já aderiram à medida o Internacional de Regatas, Saldanha da Gama, Tênis Clube, Clube dos Ingleses e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A recomendação partiu do Sindicato de Clubes de São Paulo, que destacou a importância de proteger os consumidores e preservar a imagem das instituições até que haja esclarecimentos sobre a origem do problema.
O AABB informou que a suspensão vale até nova orientação dos órgãos competentes. O Internacional de Regatas reforçou que suas compras são feitas apenas de fornecedores regularizados e acompanhadas de nota fiscal. O Clube dos Ingleses, por sua vez, ressaltou que a decisão inclui inclusive bebidas levadas pelos próprios associados.
Alerta em saúde
A Secretaria de Saúde de Santos orientou toda a rede hospitalar e de pronto-atendimento para o manejo de possíveis casos de intoxicação. Os primeiros sintomas incluem náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura e embriaguez. Em casos mais graves, podem surgir alterações visuais, acidose metabólica, coma e até óbito.
Moradores que suspeitarem da venda de bebidas adulteradas podem denunciar ao Procon de Santos, Vigilância Sanitária, Polícia Civil ou pelo Disque Intoxicação da Anvisa (0800-722-6001).