27 de setembro de 2023
Coletivo 302 apresenta nova temporada do premiado espetáculo Vila Parisi.
Realizado pelo grupo teatral cubatense, com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, Secretaria Municipal de Cultura e Sesc Santos.
Após se consagrar como o primeiro coletivo teatral da Baixada Santista a ser contemplado no Prêmio Shell de Teatro, um dos mais importantes prêmios da categoria no país, o Coletivo 302 retoma o espetáculo Vila Parisi com nova temporada gratuita em Cubatão. As apresentações acontecerão aos sábados e domingos, de 30 de setembro a 22 de outubro, sempre às 20h, na Praça do Cruzeiro Quinhentista, em frente a refinaria Presidente Bernardes. Ao todo serão distribuídos 120 ingressos por sessão, sendo que 30 podem ser retirados na unidade do Sesc Santos, durante a semana até 2h antes do espetáculo e os outros 90 serão distribuídos a partir das 19h no local de apresentação.
Inspirada em pesquisas sobre a vida do extinto bairro operário, entre as décadas de 1960 e 1980, durante o regime de ditadura civil militar, Vila Parisi narra eventos que foram colhidos ao longo de 18 meses de estudos, que contou com depoimentos de antigos moradores e que em sua realização recupera de forma simbólica e arquetípica pessoas e fatos de um momento histórico da cidade. A encenação convida o público a adentrar em uma vila cenográfica envolta da indústria e cria uma experiência que passa por uma série de memórias que vão da chegada dos migrantes e o sonho da cidade do futuro, das oportunidades de emprego, das festividades, passando também pelas grandes enchentes, pelas violações humanas e ambientais até a extinção do bairro com o show do Roberto Carlos, tudo isso contado e cantado de maneira muito popular.
Formado por artistas da cidade de Cubatão, o Coletivo 302 é um grupo de pesquisa, reconhecido como Ponto de Memória pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Fundado em outubro de 2014, desenvolve ações culturais gratuitas em espaços públicos, como espetáculos teatrais, intervenções urbanas em artes visuais, produções audiovisuais, ações ambientais e educativas. Sua pesquisa destaca a valorização da memória, identidade, pertencimento e ancestralidade do seu território de atuação e a busca pela ressignificação de seu imaginário. A temporada de Vila Parisi conta com mais de 40 profissionais envolvidos diretamente, tem parceria do Galpão Cultural, Uzina Coletiva e Esquadrilha Marginália e é o primeiro de uma trilogia de obras teatrais que contam a história de Cubatão e que ano que vem abordará sobre os 40 anos do incêndio da Vila Socó.
Conheça mais sobre o trabalho do grupo e a agenda das atividades no site www.coletivo302.com ou através do instagram @coletivo302.