Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

15 de abril de 2024

Coletivo 302 continua projeto sobre os 40 anos do incêndio da Vila Socó com Ciclo de Estudos

 | Jornal Acontece

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e educacional entre coletivos e artistas, iniciativa acontece de 18 a 21 de abril, no ponto de cultura Galpão Cultural Cubatão e no Centro Comunitário da Vila São José

 

O Coletivo 302, coletivo teatral da Baixada Santista, prossegue com a produção de um espetáculo sobre a Vila Socó, destruída em um incêndio ocorrido há 40 anos. O grupo realiza de 18 a 21 de abril o 6º Ciclo de Estudos 302, com o tema “Processos criativos em zona de exclusão”.

 

 

O Ciclo de Estudos 302 existe desde 2017 com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e educacional entre coletivos e artistas, em um espaço de compartilhamento de experiências e práticas que auxiliem no processo de criação do 302 e também na formação de grupos e de jovens artistas da cidade e região . O ciclo já aconteceu nos formatos: presencial, podcast, live, videoaula e programa online. Alguns registros das edições anteriores estão no canal www.youtube.com/coletivo302.

 

 

O diálogo desta edição será entre coletivos que tenham seus territórios como motivação para suas criações, estabelecendo conexões entre artistas de distintas regiões do Estado de SP. Como convidados, teremos: “O Coletivo” (Baixada Santista) para abordar aspectos da performance e da criação em espaços alternativos; a Cia. As Marias (ABC Paulista) apresentando um teatro performativo, político e com elementos da cultura popular; o Coletivo Estopô Balaio (Zona Leste da cidade de São Paulo), que tem uma produção comprometida com a ancestralidade e faz um teatro itinerante que dialoga com o bairro; e o Grupo Forfé de Teatro (Piracicaba/SP), que vem para partilhar seu projeto de trilogia rural e seus dispositivos de criação para a dramaturgia.

 

 

As oficinas serão realizadas no ponto de cultura Galpão Cultural Cubatão (dentro do Parque Anilinas, no Centro de Cubatão) e no Centro Comunitário da Vila São José, com vagas para 20 pessoas por encontro e duração de 4 horas cada, totalizando 80 vagas e 16 horas de formação. A participação é gratuita e os interessados podem realizar a inscrição preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/4uQKGHPmAHEwZVnLA. Mais informações pelo Instagram do Coletivo 302, em www.instagram.com/coletivo302.

 

 

 PROGRAMAÇÃO

 

 

“Teatro em comunidade: uma perspectiva contra colonial”, com Estopô Balaio (Zona Leste de São Paulo)

Data: 18 de abril – Quinta, das 17h às 21h

Local: Centro Comunitário da Vila São José (Avenida Bandeirantes, S/N – Vila São José – Cubatão)

 

 

“Processo colaborativo de criação em teatro de rua(s)”, com O Coletivo (Baixada Santista).

Data: 19 de abril – Sexta, das 17h às 21h.

Local: Galpão Cultural (Rua Assembléia de Deus, 435 – Centro – Cubatão)    

 

 

“Dramaturgias para o reencantamento das ruas!”, com Cia As Marias (ABC Paulista)

Data: 20 de abril – Sábado, das 15h às 19h

Local: Centro Comunitário da Vila São José (Avenida Bandeirantes, S/N – Vila São José – Cubatão)  

 

 

 “Tecendo mitos no interior paulista – Processo criativo de Trilogia Rural”, com Grupo Forfé de Teatro (Piracicaba/SP)

Data: 21 de abril – Domingo, das 15h às 19h

Local: Galpão Cultural – Parque Anilinas (Rua Assembléia de Deus, 435 – Centro -Cubatão)

 

 

Espetáculo – O 6° Ciclo de Estudos do Coletivo 302 é uma ação integrante do projeto “40 anos do Incêndio da Vila Socó”, idealizado e produzido pelo Coletivo 302, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo através do ProAc, com apoio do Galpão Cultural Cubatão, Sociedade de Melhoramento da Vila São José e Prefeitura de Cubatão.

 

 

O espetáculo encerrará a “trilogia industrial” iniciada em 2018 com a peça “Vila Parisi” e que prosseguiu em 2021 com o projeto “Vila Fabril”. Para “Vila Socó”, serão ao todo dez meses de trabalho, iniciados em fevereiro, que resultarão em uma temporada inédita com dez apresentações gratuitas a serem realizadas na Vila São José. Durante todo o processo, será utilizado o conceito teatral site-specific, em que o grupo utiliza a própria região que será retratada como ponto de partida para a criação dramatúrgica, cenográfica e de outros elementos da obra.

 

 

Coletivo 302 – O Coletivo 302 é um grupo de pesquisa reconhecido como Ponto de Memória pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Fundado em outubro de 2014, é vencedor do Prêmio Shell de Teatro, um dos mais importantes da categoria no país, e desenvolve ações culturais gratuitas em espaços públicos, como espetáculos teatrais, intervenções urbanas em artes visuais, produções audiovisuais, ações ambientais e educativas. Sua pesquisa destaca a valorização da memória, identidade, pertencimento e ancestralidade do seu território de atuação e a busca pela ressignificação de seu imaginário. Conheça mais sobre o trabalho do grupo e a agenda das atividades no site www.coletivo302.com ou através do Instagram @coletivo302.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de abril de 2024

Consciência Negra: racismo é problema no mercado de trabalho

Leia mais

15 de abril de 2024

ESAMC Fashion Trend 2024 celebra cultura brasileira com entrada gratuita

Leia mais

15 de abril de 2024

Paço das Artes seleciona novos talentos das artes visuais

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.