Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

14 de julho de 2025

Praia Grande destaca estrutura para atender infartos no frio

 | Jornal Acontece

Rede de urgência do município conta com protocolos ágeis, telemedicina e medicação específica para salvar vidas

Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, aumenta também o alerta para problemas cardíacos. O risco de infarto pode crescer em até 30% nesse período, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Pensando nisso, a Prefeitura de Praia Grande destaca a estrutura da rede de Urgência e Emergência, preparada para atender com agilidade pacientes com sintomas de infarto ou outras condições cardiovasculares.

 

O frio intenso provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), o que exige mais esforço do coração para bombear o sangue. Além disso, a redução do consumo de água durante o inverno deixa o sangue mais espesso. Esses fatores elevam o risco de complicações, especialmente em hipertensos, diabéticos, fumantes, idosos e pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.

 

Atendimento ágil e especializado

A cidade dispõe de unidades estrategicamente equipadas para acolher e tratar casos de infarto: o Pronto-Socorro Central (Bairro Guilhermina) e as UPAs Samambaia e Quietude. Todas seguem protocolos rigorosos de atendimento, que priorizam pacientes com sintomas cardíacos desde o primeiro contato, seja presencial ou via ambulância.

 

No PS Central e na UPA Samambaia, por exemplo, os totens de triagem contam com um botão específico para “dor no peito/derrame”, garantindo atendimento prioritário imediato. Em seguida, o paciente é direcionado para uma sala de classificação de risco, e, caso confirmada a suspeita, encaminhado diretamente ao leito exclusivo para investigação de dor torácica.

 

Tecnologia e telemedicina salvam vidas

Praia Grande também conta com telemedicina para agilizar diagnósticos. Os eletrocardiogramas realizados nas unidades são enviados em tempo real a equipes especializadas: no PS Central, para o HCor (Hospital do Coração), e na UPA Samambaia, para o Beneficência Portuguesa de São Paulo. Esses profissionais avaliam o exame, emitem laudo imediato e ficam à disposição para discutir o caso com os médicos da unidade, se necessário.

 

“O protocolo de dor torácica estabelece que o eletrocardiograma deve ser realizado em até 10 minutos após a chegada do paciente, permitindo um diagnóstico rápido e o início imediato do tratamento, evitando sequelas no músculo cardíaco”, explica o Dr. Guilherme Poncetti, coordenador médico da Urgência e Emergência do CHID (Complexo Hospitalar Irmã Dulce).

 

Encaminhamento ou tratamento imediato

Após a confirmação do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o paciente pode seguir dois caminhos:

  • Encaminhamento ao Hospital Guilherme Álvaro (Santos), referência para cateterismo de urgência na região, desde que o deslocamento possa ser feito em até 120 minutos;

  • Caso contrário, é realizado o procedimento de trombólise na própria unidade — com aplicação intravenosa de medicação específica para desobstruir a artéria afetada.

 

As três unidades de urgência da cidade possuem o medicamento trombolítico, conforme preconiza a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que recomenda iniciar o tratamento em até 30 minutos para minimizar os danos ao coração.

 

Além disso, Praia Grande é a única cidade da Baixada Santista a oferecer marca-passo transvenoso temporário em todas as suas unidades de pronto-atendimento, fortalecendo ainda mais a assistência em casos críticos.

“Nosso objetivo é garantir agilidade e salvar vidas. Temos um fluxo bem estruturado, com protocolos eficientes e tecnologia de ponta. A Prefeitura investe continuamente, em parceria com o Estado, para reduzir os índices de mortalidade por doenças cardiovasculares”, afirma o secretário de Saúde Pública, Isaías Lima.

 


Cuidados que ajudam a prevenir o infarto:

  • Mantenha-se bem agasalhado em dias frios;

  • Mesmo com menos sede, beba bastante água;

  • Evite o sedentarismo: pratique atividades físicas leves;

  • Mantenha uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes e verduras;

  • Tome os remédios corretamente e mantenha controle da pressão, glicemia e colesterol;

  • Faça acompanhamento regular nas Unidades de Saúde da Família (Usafas).

 

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cubatão

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

14 de julho de 2025

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

14 de julho de 2025

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais

14 de julho de 2025

Mutirão de eletrocardiogramas terá mais vagas neste fim de semana na Zona Noroeste

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.