Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

16 de maio de 2023

Com deficiência visual, aluna do Caec vence Paulista de Kobudo e Parakaratê

 | Jornal Acontece

Givanilda tem 33 anos e ficou com o 1° lugar na competição faturando nas categorias para cegos e baixa visão

 

Aluna do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz Gonzalez, no bairro Morrinhos, Givanilda de Souza Lima, 33 anos, perdeu a visão do olho esquerdo ainda criança. Mas, isso não foi impedimento para que ela faturasse a primeira colocação no 2° Campeonato Paulista de Kobudo e Parakaratê, que aconteceu no último dia 6, na Universidade Bandeirantes, em São Paulo.

 

A paratleta levou a melhor nas categorias para cegos e baixa visão. Essa vitória teve um gosto ainda mais especial já que, em 2022, ela já havia obtido o vice-campeonato no mesmo torneio, pela categoria parakobudo. Moradora do bairro Vila Nova, a lutadora vive em Guarujá há 13 anos, tem dois filhos e é natural do Piauí.

 

Givanilda perdeu a visão do olho esquerdo, enquanto comia frutas e brincava com outras crianças. Foi quando por um momento de distração, uma faca acabou lhe atingindo. Ela não se recorda direito, mas à época, devia ter entre 4 e 6 anos. Por não terem condições financeiras, seus pais não a levaram ao médico de imediato e após dormir com muita dor, acordou no dia seguinte sem enxergar, porém a situação já era irreversível.

 

“Não esperava vencer, quanto mais duas medalhas no mesmo dia. Incrível, representa uma grande vitória na minha vida. Foi difícil cada treino, mas valeu à pena”, contou ela agradecendo aos senseis, Alexandre Quintério e Cristiane Quintério, técnicos da seleção guarujaense de karatê.

 

Inicialmente Givanilda só acompanhava os filhos nos treinos, mas depois acabou se envolvendo com a modalidade passando a praticá-la. Não estava nos seus planos competir e muito menos se tornar uma campeã. Foi quando a sua dedicação falou mais alto. Além de karatê e kobudo, ela também faz aulas de natação no Caec André Luiz.

 

“Apesar da deficiência, ela não tem nenhuma dificuldade em treinar. Como professores ficamos muito orgulhosos dela, que é bastante dedicada. Essa conquista nos mostra que todos somos capazes que conseguir realizar nossos sonhos”, destacou o sensei Alexandre. 

 

Equipe

Givanilda participou do campeonato com mais 10 atletas da Cidade, sendo uma delas sua filha. O grupo dos senseis Alexandre e Cristiane participou do Paulista, com cerca de 300 atletas de todo o Estado de São Paulo.

 

Fotos:Divulgação
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de maio de 2023

Prefeitura de Cubatão abre oficialmente os Jogos Escolares de Cubatão 2025

Leia mais

16 de maio de 2023

Guarujá conquista oito pódios e cinco vitórias no Festival Guarujaense de Bodyboarding

Leia mais

16 de maio de 2023

Mesatenistas de Bertioga conquistam seis medalhas na Liga Litoral de Tênis de Mesa

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.