14 de novembro de 2022
Com diversas atrações, Festival Santos Arte Preta inicia programação na quarta
A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove nos dias 16, 19 e 20 de novembro o 1º Santos Arte Preta, festival comemorativo ao Dia Nacional da Consciência Negra, que contará com exposições, shows musicais, feira de arte, literatura, gastronomia e diversas atividades ligadas à cultura negra.
O evento gratuito será realizado no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), ocupando vários equipamentos, como os teatros Municipal e Rosinha Mastrangelo, a Galeria de Arte ‘Braz Cubas’, o Museu da Imagem e do Som (MISS), o Espaço ‘Juan Serrano’ e todo o piso térreo do Centro de Cultura, local que abrigará o projeto de afroempreendedorismo do ‘AfroTu’, coletivo de artesãos, artistas e designers que trabalham a identidade afro-brasileira, por intermédio de ações coletivas de arte, cultura, sustentabilidade e ação social.
O início do 1º Santos Arte Preta ocorrerá nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, na Galeria de Arte ‘Braz Cubas’, com abertura da exposição do renomado fotógrafo Walter Firmo.
Sábado (19), as atividades começam com a feira do ‘AfroTu’, a partir das 11h, e apresentações artísticas variadas durante todo o dia. Das 14h às 16h, tem cineminha do MISS, com roda de conversas e filmes que debatem questões da luta do povo preto. Às 20h, no Teatro de Arena Rosinha Mastrangelo, tem show da rapper, historiadora, turbanista e escritora santista, Preta Rara.
No domingo (20), a feira do ‘AfroTu’ abre a programação às 11h. A partir das 13h, o projeto ‘Leia Santos’ promove no Miss encontro de escritores, quadrinistas e roteirista, com participação de Cássio Santos, Laluña Machado, Ana Lúcia dos Santos, Mary Francisca do Careno e Andréia Kelly Marques.
No encerramento do evento haverá palestra do fotógrafo Walter Firmo, às 19h, no Teatro de Arena Rosinha Mastrangelo. Na sequência, às 20h30, show do cantor e compositor BNegão, em homenagem a Dorival Caymmi, no Teatro Municipal. Toda programação é de graça. A realização é da Prefeitura de Santos, com participação do Governo do Estado, por meio do Circuito SP 2022.