Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

17 de outubro de 2023

Com foco em crianças, Fiesp, Ciesp e Sesi-SP farão campanha de combate à fome

 | Jornal Acontece

Regiões de Araraquara e Vale do Ribeira terão projeto-piloto do Programa

 

Foi lançado o Dia Mundial de Combate à Fome, o Programa “Alimentar o Futuro – Segurança Alimentar e Nutricional na Infância”, que visa incentivar a oferta de alimentação adequada e saudável a todas as crianças do Estado de São Paulo.

 

O programa é uma iniciativa do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e será executado em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e com o Sesi-SP.

 

Participaram do lançamento o ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e o ex-presidente da República Michel Temer, dentre várias autoridades. As regiões de Araraquara e do Vale do Ribeira farão parte do projeto-piloto.

 

Dentre as ações previstas, estão a implantação de um Núcleo de Apoio para estimular empresas a articularem projetos locais em parceria com Organizações Sociais do terceiro setor e com o poder público. O Núcleo também ficará responsável por fazer um diagnóstico de cada região e um Observatório irá captar e armazenar dados por região para serem disponibilizados a toda a sociedade.

 

“Cada um doará o que puder e o que quiser. Nós seremos catalizadores e utilizaremos a nossa capilaridade”, disse Raul Cutait, presidente do Conselho de Responsabilidade Social da Fiesp.
 

 

Estatísticas

 

A criação do programa foi impulsionada pelos indicadores alarmantes do país, especialmente no período da pandemia. Uma pesquisa realizada em 2022, por exemplo, mostrou que apenas quatro a cada 10 famílias brasileiras tinham acesso à alimentação.

 

Os dados ainda mostram que 37% dos domicílios com crianças de até 10 anos estão em situação de insegurança alimentar, sendo 18% em situação de fome.

 

Por outro lado, estudos científicos mostraram que a fome afeta de forma significativa o desenvolvimento global das crianças, impactando negativamente nos aspectos físicos, emocionais, cognitivo, de aprendizagem e de linguagem.

 

O primeiro Diretor Secretário do Ciesp, Marcos Andrade, que representou o presidente Rafael Cervone no evento, se disse otimista com a iniciativa que une empresas, organizações sociais e o poder público. Para ele, a capilaridade do Ciesp vai “enriquecer” o programa, visto que muitas empresas associadas são lideranças em suas regiões e podem inspirar a adesão de outras empresas por meio do exemplo.

 

Andrade ainda ressaltou que a iniciativa poderá ajudar as empresas a desenvolverem o “S” das políticas ESG (Environmental, Social and Governance). A sigla é um compromisso que empresas e instituições têm assumido que prevê a adoção voluntária de boas práticas ambientais, sociais e de governança, inspiradas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Segundo ele, é comum as empresas iniciarem as práticas ESG pelo E, por conta da familiaridade com o tema em função das leis ambientais, e depois encontrarem dificuldades para implantar ações de Responsabilidade Social e de Governança.

 

“Logo percebemos que há um amadurecimento da sociedade e a compreensão de que não podemos não nos incluir em problemas sociais como a fome. Clientes e a sociedade esperam que as empresas adotem práticas que façam a diferença para o nosso planeta e para a nossa sociedade”, disse o diretor

 

Fonte: CIESP

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de outubro de 2023

Cubatão assina convênio com Unifesp, durante ‘Fórum Aliança Sustentável 2025’

Leia mais

17 de outubro de 2023

Casa da Mulher de Santos inicia atendimentos psicológicos

Leia mais

17 de outubro de 2023

Deputado Paulo Alexandre Barbosa articula novas rotas para aeroporto de Guarujá

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.