Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

Jornalista, relações públicas e administrador de empresas -
CEO do FAS - maior Fórum de reconversão verde do Brasil; e
Influencer motivacional com foco em sustentabilidade e poder pessoal

11 de abril de 2025

Com o selo ‘Tree Cities of the World’, Cubatão se junta a outras 34 cidades brasileiras reconhecidas pelo programa, sendo uma das 12 no estado de São Paulo

 | Jornal Acontece

Município é incluído no seleto grupo do programa “Tree Cities of the World”, promovido pela ONU e Arbor Day Foundation

A cidade de Cubatão acaba de ser reconhecida internacionalmente por suas ações em prol do meio ambiente. O município  o selo “Tree Cities of the World”, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) em parceria com a Arbor Day Foundation. A certificação destaca cidades que adotam práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas, promovendo qualidade de vida e sustentabilidade.

Com esse reconhecimento, Cubatão passa a integrar um seleto grupo de apenas 34 cidades brasileiras, sendo uma das 12 do estado de São Paulo, e agora representa a Baixada Santista ao lado de Guarujá.

De acordo com a Prefeitura, o selo é resultado de ações implementadas nos últimos anos, como o Plano Municipal de Arborização Urbana, as compensações ecológicas com plantio de árvores nativas, além da recuperação de áreas verdes em projetos habitacionais como os da Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá. Tais iniciativas têm priorizado a preservação de ecossistemas sensíveis, como manguezais e restingas, mesmo em áreas urbanizadas.

“O reconhecimento internacional reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e nos recoloca no cenário global como exemplo de responsabilidade ambiental”, destacou o prefeito. Ele relembrou ainda que Cubatão já foi símbolo de superação ambiental nos anos 1980, com um dos maiores processos de controle de poluição do mundo, que culminou com o título de “Cidade Símbolo da Ecologia” durante a ECO-92.

A Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal foi a primeira a receber a notícia e teve papel essencial no processo de reconhecimento. Segundo o secretário Cleiton Jordão, a conquista é fruto de um trabalho conjunto entre diversas secretarias municipais, entidades ambientais e organizações ligadas ao ecoturismo. “O selo é um reflexo direto do nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e a justiça social”, afirmou.

Um dos destaques do processo foi a parceria com o professor doutor Maurício Lamano, da USP, um dos principais especialistas em arborização urbana do país. A convite dele, Cubatão passou a integrar o Plano Nacional de Arborização Urbana, ao lado de apenas outras 11 cidades brasileiras. A proposta visa estabelecer diretrizes técnicas para o planejamento e manutenção das áreas verdes urbanas de forma segura e sustentável.

A cidade também trabalha para consolidar esse avanço em legislação. Já está em andamento uma minuta de lei municipal que estabelecerá as diretrizes oficiais para a execução do Plano Municipal de Arborização. “Estamos reforçando políticas públicas que valorizam áreas como a Ilha do Tatu, uma importante reserva de biodiversidade no manguezal da região”, ressaltou Jordão.

O programa Tree Cities of the World foi criado com o objetivo de estimular a recuperação de áreas verdes impactadas pela urbanização e preservar ecossistemas existentes. Para a FAO e a Arbor Day Foundation, cidades sustentáveis são peças-chave no enfrentamento às mudanças climáticas.

“A arborização urbana planejada é uma ferramenta poderosa não só para melhorar o meio ambiente, mas também para promover desenvolvimento social e econômico. Estamos orgulhosos em contribuir com essa agenda global a partir de Cubatão”, concluiu o secretário.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de abril de 2025

Guará Fest encerra neste fim de semana com show gratuito “Roupa Nova In Concert”

Leia mais

11 de abril de 2025

Show ‘Roupa Nova In Concert’ marca encerramento Guará Fest neste final de semana

Leia mais

11 de abril de 2025

Bombeamento da Ilha Caraguatá volta a funcionar contra alagamentos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.