Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

09 de junho de 2020

Combate a Dengue

Ações contra a dengue continuam em Cubatão

 

Agentes de endemia realizam mais de 13 mil visitas entre abril e maio

 

Apesar da atenção voltada para a pandemia de COVID-19, os trabalhos contra a dengue não foram interrompidos em Cubatão. As equipe de Agentes de Endemias (ACE) do Programa de Combate às Arboviroses continuam orientando a população para que todos fiquem atentos em suas residências, pois as moradias são os locais onde encontram-se a maior quantidade de criadouros do mosquito transmissor. Nos meses de abril e maio foram realizadas 13.328 visitas por toda a cidade. Até 4 de junho, a cidade registrava 341 casos.

 

Apesar da necessidade de manutenção das visitas, o Serviço de Zoonoses destaca que as equipes têm sofrido resistência e deparam-se com um número considerável de casas fechadas. A cada 10 visitas, 6 delas são interrompidas por falta de acesso.

 

O Departamento de Vigilância à Saúde, do qual faz parte o Serviço de Zoonoses, destaca que as visitas dos agentes de Endemias são preparadas de acordo com diretriz do Ministério da Saúde para o período da pandemia. O agente é orientado a entrar apenas em quintais e área externas (peridomicílio), não entrar caso haja idoso ou suspeito de Covid-19, além de manter distanciamento adequado e seguro durante a visita.

 

Todos os agentes receberem equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamento para uso correto. Possuem uniformes (camiseta) e crachá, estando assim devidamente identificados. Em caso de dúvida, os moradores podem ligar para o telefone da Zoonoses (3375-2259) e informar o nome completo do agente para confirmar a procedência.

 

A atenção das pessoas em suas próprias casas também é importante, pois o ciclo de vida do transmissor (de larva a mosquito) completa-se em apenas quatro dias. Por isso, é importante todos cuidarem sempre de quintais e áreas e redobrar a atenção quando chove. Em caso de algum foco perto de sua casa ou local de trabalho, é só ligar para a Zoonoses. O contato pode ser realizado também por meio da Ouvidoria da Saúde de Cubatão pelo telefone 3372-4132 ou pelo e-mail: ouvidoriadasaude.pmc@gmail.com.

 

Nebulização – Além da manutenção das visitas, o Serviço de Zoonoses realiza nebulização para eliminar focos de mosquitos em imóveis considerados como Pontos Estratégicos, ação realizada em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

 

Em junho, houve aplicações nos dias 3 e 4, e estão agendadas novas nebulizações nos dias 17, 18, 24 e 25.
Outra ação é a aplicação de autuações e multas em estabelecimentos comerciais que não eliminam seus focos, colocando em risco a saúde de funcionários e população do entorno. Até o momento, foram 6 autuações e 2 multas aplicadas. Outra atividade é a parceria com a Secretaria de Educação para visitas em conjunto às escolas do município, nas quais é feita a desinsetização e desratização junto com a limpeza e roçagem.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de junho de 2020

Novo coronavírus

Leia mais

09 de junho de 2020

Expediente em Cubatão

Leia mais

09 de junho de 2020

Merenda

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.