Com a demolição de guias, sarjetas e calçadas, iniciaram nesta quarta-feira (3) os serviços de revitalização do trecho 5 da Avenida Pinheiro Machado, entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho Mendonça, sentido Centro-praia. Trata-se do nono segmento beneficiado, dos 16 previstos no projeto da Prefeitura, que contemplará toda a avenida, com 2.240m de extensão.
Nesse novo espaço, com 380m de extensão, serão construídos passeios no padrão Calçada para Todos do lado predial, com rebaixamento nas esquinas, de forma a facilitar o trânsito de cadeirantes, carrinhos e pessoas com mobilidade reduzida. O passeio lateral ao canal funciona como ciclovia.
Duas frentes de trabalho atuam nesse local, uma procedente da Carvalho de Mendonça e outra da João Carvalhal Filho, na primeira quadra do trecho agora em execução.
Também serão realizadas melhorias no sistema de drenagem e recomposições pontuais na ciclovia, passarelas de pedestres e nas muretas do canal.
De acordo com o técnico de obras Daniel Lugaresi, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pela supervisão das intervenções, os serviços serão concluídos com a avaliação dos taludes do canal. “Isso será feito depois, em toda a extensão do canal”.
ANDAMENTO
A renovação asfáltica, última etapa da revitalização de cada segmento da Pinheiro Machado, já foi concluída nos trechos 1 e 9, entre as vias Presidente Wilson e Floriano Peixoto, sentidos praia e Centro, e 8, entre Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido Centro-praia (8).
Os trabalhos também já foram finalizados no trecho 7 (entre Ana Nery e Antônio Bento de Amorim, sentido Centro-praia, 174,2m de extensão), enquanto no 10, entre a Floriano Peixoto e a Francisco Glicério (sentido praia-Centro, 175,24m) falta apenas o recapeamento asfáltico em uma quadra.
As obras encontram-se em andamento da Carvalho de Mendonça até Francisco de Souza Dantas (trecho 6, sentido Centro-praia), da Carlos Gomes à Carvalho de Mendonça (13, praia-Centro) e entre a Francisco Glicério e a João Caetano (11, praia-Centro).
A construção das novas calçadas, meios-fios e sarjetas nas proximidades da Carvalho de Mendonça foi antecipada para o período de férias, para evitar transtornos para estudantes e o corpo docente das escolas públicas e particulares existentes nas proximidades.
CONTINUIDADE
Na sequência, serão atendidos os segmentos 2 (174,24m, da Floriano Peixoto à Francisco Glicério, sentido praia), 3 (265,75m, Francisco Glicério até João Caetano, sentido praia) e 16 (130m, entre Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido praia).
E ainda os trechos 14 (362m, da Carvalho de Mendonça à Álvares Cabral, sentido Centro), 15 (174,2m, Álvares Cabral até Antônio Bento de Amorim, sentido Centro), 4 (334m, João Caetano à Carlos Gomes, sentido praia), e trecho 12, com 334m, entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes, sentido Centro.
PROJETO
Para agilizar os serviços e minimizar os impactos, os 2.240 metros da avenida foram divididos em 16 trechos, entre os cruzamentos semaforizados. A separação de trechos foi elaborada com a preocupação de não interditar dois pontos de ônibus consecutivos e outros serviços. A sinalização horizontal está sendo executada no período noturno, de forma a minimizar o impacto no trânsito.
A interdição parcial das pistas é realizada para os serviços de demolição e recomposição de guias, sarjetas e passeios e será utilizada também quando da construção das baias de ônibus após a renovação asfáltica.
Já a interdição total ocorre quando da recomposição da sub-base da pista, serviços de melhoria no sistema de drenagem, fresagem, aplicação do binder e pavimentação. O binder (sub-base) é um tipo de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), utilizado para formar a camada de ligação da pavimentação, logo abaixo da capa asfáltica, com a função de proporcionar flexibilidade à estrutura.
O projeto da Administração prevê, ao longo da Pinheiro Machado, o assentamento de 265m de tubulação de concreto de 500 milímetros para a melhoria na drenagem pluvial, limpeza e desobstrução de outros 716m, serviço a ser feito também em 128 bocas de lobo e em 118 caixas de passagem, poços de visita ou bueiros. Também serão reformadas 20 bocas de lobo e 118 poços de visita terão nivelamento de superfície com laje em concreto armado.
Serão aplicados 2.282,7m³ de binder e 1.630,5m³ de concreto asfáltico com asfalto-borracha. A mistura de 15% de pó de borracha, proveniente de pneus de caminhões triturados, confere mais elasticidade à liga asfáltica e uma resistência 40% maior do que o pavimento tradicional, o que garante uma vida útil maior e com menos deformações e buracos na pista.
As pistas de tráfego receberão ainda 6.041,95m² de sinalização horizontal com plástico frio e base de resina metacrílica reativa. Já os passeios acessíveis serão construídos com 13.863m² de concreto desempenado mecanicamente e receberão 571,6m² de cimento pigmentado, além de 93m² de piso em ladrilho hidráulico podotátil.
Os serviços na Pinheiro Machado envolvem ainda limpeza e regularização de 4.356m² de área de ajardinamento, com plantio de grama esmeralda e 70 árvores ornamentais regionais. O projeto se completa com a instalação de 223 lixeiras na avenida e a limpeza de 13.131,16m² com hidrojatemento.
INVESTIMENTO
As obras, a cargo da Terracom – vencedora da concorrência pública -, representam um investimento de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual (antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional) e o restante do orçamento municipal.
(Fonte: Prefeitura de Santos)