Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

26 de setembro de 2022

Começa nesta terça-feira o Festival ‘Música e Formação’ do Cubatão Sinfonia

 | Jornal Acontece
Apresentações, palestras e oficinas artísticas fazem parte da programação 
 
 

A arte como ferramenta de educação e seu poder transformador são tema do Festival ‘Música e Formação’ promovido pelo Programa Cubatão Sinfonia. De 27 a 29 de setembro, sempre a partir das 18h. Este ano, as atividades acontecem na sede do Programa, na Cota 200 – Av. Principal, 1016 – e será aberta a toda a comunidade.

 

Na terça-feira (27), o Festival tem início com bate-papos sobre consciência corporal e música. A professora de dança Jhully Batista fala sobre os benefícios do pilates. Os arte-educadores Tânia Peixoto e Fábio Ferreira conversam sobre música com o tema ‘Prática de conjunto em sala de aula’. A primeira noite se encerra com apresentações dos alunos de saxofone e balé do Cubatão Sinfonia.

 

O segundo dia de atividades, 28/9 (quarta-feira), traz a palestra ‘Os grandes mestres flautistas do chorinho’ com o professor André Farias. A viagem musical percorrerá a história das obras de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Catulo da Paixão Cearense, Patápio Silva, Benedito Lacerda e João Dias Carrasqueira. A roda de conversa ‘Como a arte pode melhorar a saúde, a autoestima, a valorização do ser humano em construção’ terá participação da assistente social Socorro Bizinelli e da psicóloga Carolina Beltrão. Os alunos de flauta, clarinete e violão fecham a noite.

 

O encerramento do Festival ‘Música e Formação’ na quinta-feira (29) o professor Rômulo Moreira desenvolve o tema das técnicas de estudos em ‘Como tocar sua música preferida’. Haverá ainda a palestra ‘A Respiração – Importância na vida: na prática musical, na meditação, relaxamento, ansiedade’, com a professora Monique Cunha. Os alunos de bateria, violino e teoria formam um grande grupo musical e apresentam a prática de conjunto.

 

“O objetivo do ‘Música e Formação’ é levar conhecimento e agregar informação aos estudantes. Além de aprenderem música e expressão corporal, podem acrescentar repertório sobre assuntos que dizem respeito às aulas. É uma maneira de atualizar alunos e professores também”, informa Eder Crispim, coordenador geral do Programa Cubatão Sinfonia.

 

Programa Cubatão Sinfonia – Completa 14 anos de atividades ininterruptas em 2022.  Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças e adolescentes das Cotas e bairros próximos (Fabril, Pinheiro do Miranda, Água Fria). Este ano, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Conta com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Cubatão.

 

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Cultura, também apoia a iniciativa. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais justamente em áreas de vulnerabilidade. A arte transforma e é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo destes 14 anos”, comenta Zeca Rodrigues, secretário municipal de Cultura.

 

Para participar das aulas, basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever, devendo apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

 

Desde 2008 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de setembro de 2022

Cubatão tem programação especial para o Dia das Crianças no Anilinas e no Píer

Leia mais

26 de setembro de 2022

Dia das Crianças no Sesc

Leia mais

26 de setembro de 2022

Coletivo 302 inicia apresentações de ‘Vila Socó’ no Festival Mirada

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.