Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

06 de junho de 2021

Começa protocolo para enfrentar terceira onda

 | Jornal Acontece

Santos terá novos protocolos de atendimento à covid-19, a partir da próxima semana. A Prefeitura adquiriu testes rápidos de antígeno, que serão aplicados em doze policlínicas da Cidade (veja relação abaixo) em pacientes com suspeita de covid-19, já a partir do primeiro dia de sintomas. No caso de resultado positivo, também serão testados familiares que tiveram contato com o paciente.

O objetivo é isolar os doentes e possíveis contactantes infectados o mais cedo possível, acompanhá-los a cada dois dias, e intervir o mais breve possível quando necessário, seja por meio de medicação para controle dos sintomas ou internação. Esta é uma das estratégias adotadas pela Prefeitura para enfrentar a ‘terceira onda’ de contaminação da doença.

 

De acordo com o prefeito Rogério Santos, o Município adquiriu mil testes com previsão de chegada para segunda-feira (7). O teste de antígeno, colhido com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe, permite que o resultado seja conhecido em apenas 15 minutos. A sensibilidade é de 98,1%.

 

As doze policlínicas que já realizam atendimento para pacientes com suspeita de covid-19, das 14h às 16h, passarão a atender no esquema porta aberta aos munícipes de Santos. Quem apresentar sintomas será testado e, no caso de resultado positivo, será isolado e passará a ser monitorado, diariamente, a distância. Também será feita uma busca ativa por familiares do paciente, que também serão submetidos ao teste.

 

No caso de agravamento do quadro clínico, o paciente será encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado, que funciona na da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (Rua da Constituição, 556). Após avaliação, poderá ser encaminhado para exame de tomografia e, caso necessário, será disponibilizado oxímetro para acompanhamento da saturação de oxigênio do sangue. Se necessário, o paciente será encaminhado para internação hospitalar.

 

“Criamos esse novo protocolo de atendimento à população para atuar de forma rápida no acompanhamento de pessoas sintomáticas e assintomáticas e enfrentar o avanço da pandemia, de maneira inteligente, enquanto não temos todas as pessoas vacinadas. Hoje, 35% dos santistas já receberam a primeira dose da vacina, mas ainda não é o suficiente”, diz o prefeito Rogério Santos.

 

“Estamos vendo uma terceira onda de contaminação mais agressiva. Muitos jovens, sem comorbidades, vindo a óbito. Isso mostra que o vírus mutou. Estamos realizando reuniões técnicas com hospitais para novos protocolos pré-hospitalares e hospitalares para evitar que os pacientes cheguem até a UTI.  Também estamos conversando com os planos de saúde para que invistam na testagem antecipada dos pacientes”, disse.

 

Morros

  • Policlínica Morro José Menino (Rua Carlos Alberto Curado, 77A)
  • Policlínica Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)
  • Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
  • Policlínica São Bento (Rua das Pedras s/nº)
     

Centro

  • Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40)

Orla

  • Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)
  • Pompeia (Rua Ceará, 11)
     

Zona Noroeste

  • Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº)
  • Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184)
  • São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)
     

Área Continental

  • Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)
  • Monte Cabrão (Av. Principal s/nº)
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de junho de 2021

Último dia para se inscrever no concurso público da CAPEP Saúde

Leia mais

06 de junho de 2021

Associação Comercial Lança Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura

Leia mais

06 de junho de 2021

Chorinho no Aquário recebe estreia da turnê de Mateus Sartori neste sábado (13)

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.