11 de novembro de 2022
Comércio e eventos aquecidos com a Copa do Mundo

Comerciantes e empresários de diversos setores estão animados com a economia que gira em torno da Copa do Mundo de Futebol.. A expectativa é de aumento nas vendas e incremento da receita. Quanto mais o Brasil avançar no torneio, melhor será o reflexo para o comércio
O evento esportivo que faz o país parar em frente às telas e une quase todos numa só torcida está batendo à porta. A Copa do Mundo de futebol, que sempre acontece nos meses de junho e julho, agora será entre novembro e dezembro, por conta das altas temperaturas nos meses de verão do país sede, o Catar. Mas, por aqui, o calor faz parte da festa e reaquece também o comércio e os setores de bares, restaurantes e entretenimento.
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com 1.709 empresários de todo o país mostrou que quase metade deles deve contratar funcionários até o fim do ano, como explica o líder de conteúdo e inteligência da associação, José Eduardo Camargo. “Com isso, a nossa expectativa é que 80 mil novas vagas sejam criadas no setor até o final do ano e muitas delas devem permanecer ocupadas no ano de 2023.”
Mas toda festa pede mais que comida e bebida. Decoração é parte importante e ajuda os torcedores a entrarem no clima. Uma das maiores redes de festa e decoração de Brasília (DF) começou os preparativos para essa temporada em dezembro do ano passado. Entre os itens mais vendidos estão camisetas, bandeirinhas, artigos de decoração e adereços, como perucas, chapéus e óculos. E as vendas devem ser 30% maiores que neste mesmo período do ano passado.
“Acreditamos muito que essa retomada dos grandes eventos no pós-pandemia, a nível mundial como é o caso da Copa do Mundo, vai realmente impulsionar nossas vendas e fazer com que as pessoas acreditem que podem sair de casa com segurança, que podem comemorar juntas nos grandes eventos, como é o caso da Copa do Mundo.” Acrescenta a gerente de marketing da empresa, Diná Costa.