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26 de dezembro de 2024

Como garantir a segurança com o tráfego intenso nas rodovias durante fim de ano e férias

 | Jornal Acontece

O aumento do fluxo de veículos eleva o risco de acidentes, especialmente quando há caminhões envolvidos devido à gravidade das consequências

 

 

O Natal já passou, mas o tráfego nas rodovias do país deve atingir seu pico durante o feriado de Réveillon. As estimativas para o período indicam que mais de 2 milhões de veículos devem circular apenas pelas rodovias Via Dutra e Rio-Santos até o início de janeiro.

 

 

Além disso, a movimentação nas estradas permanecerá intensa durante toda a temporada de férias, que este ano se prolongará até 5 de março devido ao Carnaval, marcado para ocorrer entre os dias 1º e 4 de março. Esse período estendido de alto fluxo eleva o risco de acidentes, especialmente com caminhões, cujas consequências costumam ser ainda mais graves.

 

 

Conforme um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um acidente com caminhões ocorre, em média, a cada 30 minutos nas rodovias federais. Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas 8.993 colisões, indicando uma tendência de aumento nos acidentes. Em 2023, o total ultrapassou 13.600 ocorrências, resultando em 534 mortes, equivalendo a uma vítima fatal a cada 16 horas.

 

 

Embora nem sempre seja possível prevenir acidentes, certas atitudes dos motoristas diminuem muito os riscos. Segundo com Luiz Fernandes, especialista em logística e diretor operacional do Grupo GCF Transportes, a regra principal é manter a atenção constante ao volante, evitando o uso de celular ou GPS enquanto dirige, pois um instante de distração pode ser fatal.

 

 

“Para aqueles que planejam pegar a estrada, o planejamento antecipado das rotas também é essencial, assim como administrar a fadiga, manter o veículo em perfeitas condições e estar preparado para imprevistos”, explica.

 

 

Ao ultrapassar caminhões ou carretas, automóveis menores devem verificar se não há outros veículos atrás, garantir espaço suficiente para a manobra e sinalizar corretamente com as setas. Luiz Fernandes recomenda ainda observar as rodas dos caminhões para evitar invasões de faixa e não competir com esses veículos em descidas.

 

 

Outro cuidado importante de acordo com o diretor de logística é com relação aos pontos cegos dos caminhões, que são áreas ao redor do veículo onde o caminhoneiro não consegue enxergar, mesmo com espelhos retrovisores. Esses locais geralmente estão na frente, atrás e nas laterais do caminhão, especialmente perto das portas. Devido ao seu tamanho, os caminhões têm pontos cegos maiores que os carros, aumentando o risco de acidentes. Motoristas de veículos menores devem evitar essas áreas para assegurar que sejam visíveis para os caminhoneiros.

 

 

Maior cuida do menor

 

Já os motoristas de caminhão devem seguir a regra “maior cuida do menor”. Isso significa que devem ter atenção redobrada ao dividir a estrada com carros, motos, bicicletas e pedestres, adotando comportamentos preventivos para evitar acidentes. Essa ideia promove um trânsito mais seguro e colaborativo, reconhecendo que, em caso de colisão, os veículos menores tendem a sofrer danos mais graves.

 

 

Para Luiz Novinski, gerente operacional da GCF, respeitar os limites de velocidade em trechos movimentados e utilizar os faróis baixos durante o dia como indica a lei é fundamental. Ele também destaca a importância de evitar frenagens bruscas, devido ao peso dos caminhões.

 

 

“Em situações de trânsito lento ou parado, mantenha uma distância de dois a três carros do veículo à frente e sempre monitore os retrovisores, mantendo o motor ligado e os cintos afivelados. Utilize o pisca-alerta para indicar que o trânsito está parado”, acrescenta o gerente.

 

 

Cuidados com transporte de cargas

 

A GCF Transportes implementa diversas estratégias para enfrentar os desafios desse período, incluindo rastreamento por satélite, seguros especializados, inspeções detalhadas e treinamento contínuo dos motoristas. Para lidar com veículos menores que desrespeitam os limites de segurança, a empresa enfatiza a importância de manter uma comunicação clara e antecipar possíveis cenários, a fim de evitar comportamentos arriscados. Como destaca Luiz Fernandes: “cada carga representa não apenas um valor econômico, mas também a confiança que os clientes depositam em nosso serviço.”

 

 

Em relação à manutenção dos caminhões, a transportadora dá atenção especial a pontos críticos, como sistemas de freios, condições dos pneus e integridade elétrica e mecânica. “Uma inspeção minuciosa antes de cada viagem pode prevenir até 80% dos problemas mecânicos durante o trajeto”, afirma Luiz Novinsk.

 

 

“Todos esses cuidados fazem parte da direção defensiva, que deve ser exercida por todos os motoristas, independentemente do veículo, das condições externas ou ações de outros condutores”, resume o diretor da GCF Transportes.

 

 

Sobre a GCF Transportes

O Grupo GCF Transportes de Cargas LTDA, fundada em 2012, é uma empresa paranaense com atuação nacional, especializada no transporte e armazenagem de papel, aço e autopeças que já entregou mais de 50 mil cargas em todo o Brasil, incluindo cargas fechadas, Milk Run, múltiplas entregas e roteirização inbound. Com sede em Araucária–PR e filial em Barueri–SP, a empresa cresceu 35% em comparação ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é de um novo crescimento de pelo menos mais 35%. Destaca-se pela experiência de mais de uma década, segurança e compromisso com a excelência, garantida por investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura e atendimento de alto padrão. Além disso, opera com frota própria e motoristas dedicados, oferecendo atendimento 24 horas. Outro diferencial é a agilidade, com carregamentos realizados em até duas horas, sempre acompanhados por sistemas tecnológicos avançados, como TMS, VMS, monitoramento em tempo real e o acompanhamento de KPI’s e faturas, que asseguram eficiência e controle em todas as operações. Para garantir a qualidade, investe ainda em rastreamento em tempo real e mantém um rigoroso padrão de manutenção da frota e treinamento de motoristas.

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