05 de setembro de 2025
Compromisso com o futuro: Usiminas apresenta metas de sustentabilidade no Fórum Aliança Sustentável.

A 7ª edição do Fórum Aliança Sustentável (FAS), realizada no Bloco Cultural de Cubatão, contou com a participação de Douglas, gerente de Relações Institucionais da Usiminas, que destacou o papel estratégico da empresa no avanço da sustentabilidade e no cumprimento da Agenda 2030.
Clique aqui pra ver a fala completa do Douglas Luan
Clique aqui para assistir todas as palestras
Segundo Douglas, a Usiminas vem desenvolvendo um trabalho robusto, técnico e estruturado em sustentabilidade, com uma agenda ESG clara e metas definidas. Entre elas, a redução de 15% das emissões de CO₂ até 2030, tomando como referência o ano de 2019.
Para alcançar esse objetivo, a empresa tem investido fortemente em eficiência energética, substituição de matrizes energéticas, uso de fontes renováveis como energia solar, além da utilização de biomassa em seus processos produtivos. “É uma agenda muito clara, acompanhada de perto por uma diretoria de sustentabilidade criada especificamente com esse foco. Já são mais de R$ 2,7 bilhões em investimentos que vêm mostrando resultados concretos”, ressaltou.
O executivo também destacou o orgulho da Usiminas em fazer parte de Cubatão, cidade reconhecida nacionalmente por seu processo de recuperação ambiental e pelo diálogo integrado entre indústria, poder público, sociedade civil e instituições. “Cubatão se transformou em um verdadeiro case. E é nesse espírito que acreditamos: indústria e comunidade devem crescer juntas”, afirmou.
Douglas ainda reforçou a importância da retomada do Fórum Aliança Sustentável, após seis anos sem edições, parabenizando o idealizador Cido Barboza e toda a equipe do Fórum Aliança Sustentável. “Este é um espaço fundamental para reafirmar compromissos sustentáveis, fortalecer parcerias e construir soluções para o desenvolvimento do Polo Industrial e da nossa sociedade”, concluiu.
A participação da Usiminas reforça o protagonismo do setor industrial no cumprimento da Agenda 2030 e no avanço de políticas voltadas à inovação, à sustentabilidade e ao futuro da região.