08 de setembro de 2022
Confira as atrações da agenda cultural em Santos
CINEMA
‘Um Broto Legal’
O longa nacional ‘Um Broto Legal’ conta a história da primeira cantora de rock nacional, Celly Campello. No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, de 16 anos, é uma espécie de celebridade do município de Taubaté (SP), cantando na rádio da cidade, onde tem um público cativo. Seu irmão, aspirante a cantor, acaba se mudando para São Paulo, onde é descoberto por um caça-talentos. Depois, será a vez dela. Esse é só começo da carreira daquela que ficou conhecida como a precursora do rock no Brasil e responsável por hits como ‘Banho de Lua’ e ‘Estúpido Cupido’. Junto ao seu irmão Tony Campello, ela tem sua trajetória contada desde Taubaté até conquistar o Brasil. Direção: Luiz Alberto Pereira. Elenco: Marianna Alexandre, Murilo Armacollo e Paulo Goulart Filho.
Em cartaz de quinta-feira (8) até dia 14. Sessões às 16h, 18h30 e 21h. Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho s/nº, orla do Gonzaga, próximo ao canal 3. Entrada R$ 1,50 (meia) e R$ 3,00 (inteira). Classificação: 12 anos.
Cinemateca
O filme ‘Pocilga’ é o próximo destaque da mostra de cinema ‘100 anos de Pier Paolo Pasolini’. O longa apresenta duas histórias paralelas. A primeira se passa em um passado desconhecido e é sobre um jovem que vagueia em uma paisagem vulcânica e se transforma em um canibal. A segunda é sobre Herr Klotz, um industrial alemão e seu filho Julian, que vivem na Alemanha dos anos 60. Julian, em vez de passar o tempo com sua noiva radicalmente politizada Ida, prefere construir relacionamentos com porcos. Classificação: 16 anos.
Sábado (10). 20h. Cinemateca de Santos. Rua Min. Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Entrada gratuita. Apoio: Vídeo Paradiso e Secretaria de Cultura.
Cine Broadway Voices
Na comédia musical ‘Os Produtores’, Max Bialystock (Nathan Lane) é um produtor teatral astuto, que tem Leo Bloom (Matthew Broderick) como contador. Um dia, Leo surge com o plano perfeito para conseguir muito dinheiro: arrecadar mais do que o necessário para produzir um show para a Broadway, que seja de antemão um fracasso garantido. A ideia é que, por ser um fracasso, ninguém espere receber algo, o que permitiria que Max e Leo recebessem a diferença. A dupla segue o plano, iniciando a busca pela pior peça teatral já escrita. A escolhida é o musical ‘Primavera para Hitler’, escrito por Franz Liebkind (Will Ferrell). Mas, para a surpresa de Max e Leo, a peça se torna um estrondoso sucesso. Após a exibição, Fernando Pompeu, maestro e diretor-geral do Coral Cênico Broadway Voices, comanda um bate-papo sobre o filme.
Segunda-feira (12). 15h. Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.
MÚSICA
Samba na Lagoa
A cantora Rafa Laranja é a atração do projeto ‘Samba na Lagoa’. No show, ela apresentará seu mais novo trabalho para as plataformas digitais: o ‘Samba Laranja’, que chegou aos aplicativos de música há dois meses, exibindo repertório com grandes clássicos do samba e do pagode. Criada em uma família envolvida com a música, Rafa iniciou sua trajetória com apenas 7 anos. Mais tarde passou a frequentar rodas de choro e samba, o que, segundo ela mesma, virou sua grande escola artística. Domingo (11). 16h30. Palco flutuante da Lagoa da Saudade. Morro da Nova Cintra. Realização: Secretaria de Cultura e Subprefeitura da Zona Noroeste. Gratuito.
Chorinho na Praia
Programa tradicional que agrada os amantes do ritmo, o projeto ‘Chorinho no Aquário’ tem como atração show de Lourival Choro e Seresta. Sábado (10). 18h. Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia). Realização: Secretaria de Cultura. Se chover o evento é adiado.
Baile
Tocando sucessos nacionais e internacionais de várias décadas, a ‘Atrium Band’ anima mais uma edição do ‘Baile na Praia’. Domingo (11). 19h. Fonte do Sapo (orla da Aparecida). Gratuito. A realização é da Secretaria de Cultura (Secult). Em caso de chuva, o evento será adiado.
TEATRO
Mirada
O ‘6º MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas’, realizado pelo Sesc São Paulo, é atração na Cidade. Portugal será o país homenageado desta edição, que contará com nove espetáculos de artistas e companhias portuguesas, além de uma coprodução com o Chile. No total, a programação terá 36 obras, entre peças, espetáculos de dança, performances e atrações voltadas para toda a família vindas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Criado em 2010 para evidenciar as diversas estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e Península Ibérica, o MIRADA chega à sua 6ª edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.
O evento ocorrerá de sexta-feira (9) até o dia 18. Venda de ingressos na bilheteria das unidades do Sesc São Paulo e on-line pelo portal do Sesc SP, através do site www.sescsp.org.br.
EXPOSIÇÃO
Metrópolis
A exposição fotográfica ‘Metrópolis’, do artista Marcus Laranjeira, tem como proposta uma nova interpretação da cidade de São Paulo a partir da sobreposição de edificações conhecidas da paisagem urbana. A mostra, que integra o programa Pontos Mis, traz imagens que gradualmente transformam concreto em estruturas transparentes. Marcus desenvolve projetos artísticos e comerciais usando a fotografia como principal meio de expressão. O artista faz das ruas e do seu imaginário palco e personagens, com a arquitetura, crítica, humor, geometria e matemática como alguns dos principais ingredientes do seu trabalho. Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss).
Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Visitação até o dia 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Por conta do feriado, o Miss estará fechado quarta (7), quinta (8) e sexta (9). Gratuito.
ATIVIDADES
Star Trek Day
O ‘Star Trek Day’, celebrado internacionalmente dia 8 de setembro, será comemorado na Gibiteca de Santos. O evento contará com bate-papo sobre toda a história da série, com a participação do professor universitário Alexandre Bar, estudioso da série Dani Escrivão e outros convidados, além de fãs caracterizados como personagens. O tema deste ano será o programa Artemis, desenvolvido pela NASA, e o retorno à Lua do homem, com a missão de construir uma Base Lunar até 2030. O evento tem realização do Star Trek Science ANRS em parceria com o grupo Astronomia Na Rua Santos ANRS e Secretaria de Cultura (Secult).
Sábado (10). Das 16h às 19h. Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes. Posto 5, orla do Boqueirão. A entrada é gratuita.