Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

05 de setembro de 2024

Confira quais são os impactos da mudança brusca de temperatura no organismo

 | Jornal Acontece

Depois de dias de frio intenso, São Paulo e outros estados brasileiros devem ser atingidos por uma onda de calor, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Mas, afinal, quais são os impactos dessas mudanças bruscas de temperatura para o organismo?

 

A biomédica Patrícia Pacheco explica que essas mudanças podem causar diversos impactos no organismo, afetando tanto a saúde física quanto o bem-estar geral. A variação rápida de temperatura pode enfraquecer o sistema imunológico e, por isso, facilitar a ocorrência de resfriados, gripes e infecções, por exemplo.

 

“Pessoas com asma ou alergias, por exemplo, podem sofrer exacerbações dos sintomas devido às variações na temperatura e umidade, que podem desencadear crises. A adaptação a temperaturas extremas pode causar estresse no corpo, o que pode suprimir temporariamente a função imunológica”, explica Patrícia Pacheco, que também é professora do curso de Biomedicina da Estácio.

 

Outro alerta da biomédica é em relação ao sono. “A temperatura ambiente afeta diretamente a qualidade do sono. Mudanças bruscas podem dificultar a adaptação do corpo, resultando em noites mal dormidas”, explica.

 

Para manter a imunidade forte e minimizar os impactos da variação considerável de temperatura, a professora da Estácio explica que é importante manter uma alimentação balanceada, com consumo de frutas como laranja e acerola, que são ricas em vitaminas e minerais. A hidratação também é fundamental para manter o funcionamento adequado do corpo, inclusive por facilitar a eliminação de toxinas.

 

A biomédica Patrícia Pacheco explica, ainda, que o sono de qualidade é fundamental para a regeneração do corpo e para a manutenção de um sistema imunológico forte. Por isso, a dica é manter o quarto sempre com uma temperatura confortável e minimizar as luzes e ruídos que possam atrapalhar o sono.

 

A prática de exercícios físicos e o controle do estresse também são aliados no fortalecimento da imunidade. “O estresse em excesso pode enfraquecer a imunidade. Por isso, o indicado é organizar a rotina e gerenciar o próprio tempo para evitar situações estressantes”, afirma a biomédica.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

05 de setembro de 2024

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

05 de setembro de 2024

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais

05 de setembro de 2024

Mutirão de eletrocardiogramas terá mais vagas neste fim de semana na Zona Noroeste

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.