18 de novembro de 2022
Consciência Negra: passeios especiais de bonde e caminhada histórica são destaques em festival em Santos
Celebrando o Mês da Consciência Negra, o Festival Afro & Empreendedorismo vai trazer muita história, cultura e diversão para o Centro Histórico de Santos neste sábado (19). Entre as atrações, passeios especiais na linha turística do bonde e uma caminhada monitorada para reverenciar o passado.
A partir das 9h, o RoteirAfro Santos parte da Praça Coimbra (cruzamento das avenidas Engenheiro Luiz La Scala Júnior e Francisco Manoel, perto da Santa Casa), com guia de turismo e o historiador Odair José Pereira. Em aproximadamente duas horas, eles vão destacar a contribuição da população negra em Santos, além de quilombos e construções da época da escravidão. O percurso passará pela Cadeia Velha, onde haverá uma intervenção artística com poemas de Castro Alves, Igreja do Rosário, Museu do Café, Casa da Frontaria Azulejada e término na Igreja do Valongo.
BONDE
Para quem gosta de arte, às 11h30 vai sair o bonde Arte Urbana. O artista visual Prëo embarca no passeio, com saída da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), para mostrar e explicar sobre várias obras espalhadas pelo Centro Histórico, além da história por trás da arte de rua.
Já normalmente rica em história, por circular por pontos icônicos da Cidade, a linha turística será invadida pela ‘Quilombagem com Café’ a partir das 12h30. De hora em hora, os elétricos sairão com escritores que falarão de suas obras no percurso pelo Centro Histórico.
Participarão Bartolomeu Pereira de Souza (12h30), Uilians Uilson Santos (13h39), Denise Nascimento (14h30), Odair José Pereira (15h30) e Mary Francisco do Careno (16h30), abordando assuntos como escravidão, cotidiano do bairro Humaitá (São Vicente), contos literários, história da escola de samba X-9 e linguagem rural do Vale do Ribeira. O ingresso do bonde custa R$ 7. Ao final de cada viagem, haverá degustação de café.
FEIRA E MÚSICA
Também estão incluídas no festival uma feira de economia criativa com artesanato e gastronomia afro (10h às 20h), estações com as cinco marcas da Rota da Cerveja Artesanal (Everbrew, Estiva, Santista, Jurássica e Filomena) e música com o DJ Marcelo das 11h às 15h.
A partir das 15h, o samba pede passagem e ninguém vai ficar parado com as apresentações de Criollage (15h), Eu, Tu e Elas (16h15), Mixtinho (17h15), Vida que Segue (18h) e Beto do Reco (19h).
MUSEU PELÉ
No Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), às 11h, a juíza Flavia Marciano Monteiro dará palestra sobre ‘cotas raciais no funcionalismo público’.
Às 15h, a atração será apresentação de slam (versos relatando acontecimentos históricos) de estudantes da escola estadual Luiza Macuco. Uma hora depois, o público poderá conferir um desfile de moda afro, da estilista Irene Brito.
O evento é uma realização da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher), Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire), Coletivo Afrotu e Instituto Luther King.
Confira a programação completa clicando aqui..