Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

12 de setembro de 2025

Conselho de Igualdade Racial de Santos empossa novos integrantes para o biênio 2025-2027

 | Jornal Acontece
O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR), vinculado à Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), realizou na noite de quinta-feira (11), no auditório do Paço Municipal (Centro Histórico), a cerimônia de posse de seus novos conselheiros para o biênio 2025-2027.

 

Em atuação desde 1987, o CMPDCNPIR tem como missão promover políticas públicas voltadas à equidade racial e à valorização da população negra e de outros grupos étnico-raciais no Município.

 

A nova gestão promete ter como prioridade o fortalecimento da educação como instrumento fundamental no combate ao racismo.

 

Entre as atribuições do conselho estão a implementação de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal; a proposição de medidas para defesa dos direitos de indivíduos e grupos étnicos vítimas de discriminação; o apoio a denúncias de crimes de preconceito; além da elaboração de campanhas de conscientização.

 

CERIMÔNIA
 
A solenidade contou com a presença de autoridades, conselheiros e ativistas. Compuseram a mesa a vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys; a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Nina Barbosa; o secretário de Saúde, Fábio Lopez; o coordenador de Promoção de Igualdade Racial e Étnica, Ivo Evangelista; a então presidente do conselho, Mary Careno; o vereador Chico Nogueira e a representante da OAB-Santos, dra. Fernanda Nunes do Amaral.

 

O presidente do colegiado será Wellington da Silva Araújo. A nova formação do grupo inclui, ainda, os seguintes componentes: Octaciano de Oliveira Neto (vice-presidente); Nathália Oliveira Abelha de Carvalho (1º secretária) e Flávia Cary Rosa (2º secretária). A composição do conselho é diversa e paritária, contando com representantes de órgãos públicos municipais (entre secretarias, autarquias e fundações) e da sociedade civil organizada.

 

CONQUISTAS
 
Durante o evento, a vice-prefeita Audrey Kleys destacou a importância da Educação como ferramenta transformadora. “São muitas histórias de conquistas e resistências presenciadas por esse conselho, mas quero ressaltar aqui a recente entrega do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (Nerer), no Parque Tecnológico de Santos. Esse espaço representa um capítulo de força e coragem, promovendo vivências que despertam o sentimento de pertencimento e ajudam a mudar a história da nossa educação”.

 

 A secretária Nina Barbosa também reforçou o papel estratégico do CMPDCNPIR. “Estar à frente da Semulher tem sido um aprendizado constante. Uma certeza que tenho é que quem entra nesse conselho entra para lutar – e para conquistar um sonho coletivo: tornar-se protagonista da própria história, atuando em união para avançarmos cada vez mais”.

 

O novo presidente do CMPDCNPIR, Wellington da Silva Araújo, destacou os desafios que terá pela frente: “Nosso foco será a Educação. Só assim construiremos, de fato, uma cidade antirracista. É preciso ir até os territórios onde ocorrem as violências e opressões. Este é o conselho mais antigo de Santos, e assumir sua presidência é uma responsabilidade imensa”.
 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

12 de setembro de 2025

Novo trem da CPTM promete ligar litoral ao interior de SP

Leia mais

12 de setembro de 2025

Sistema Anchieta-Imigrantes passa por manutenção e conservação para mais segurança e conforto

Leia mais

12 de setembro de 2025

Túnel Santos–Guarujá avança com reunião de alinhamento entre lideranças e empresa responsável pela obra

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.