16 de dezembro de 2021
Corpo de Verão: O que fazer para conquistar esse ‘milagre’?
O que realmente define se o corpo está pronto para a estação mais quente do ano é a avaliação e autoestima de cada um. O que ocorre é que há pessoas que não se sentem à vontade para exibir o corpo nesta época e uma das alternativas é defini-lo por meio de procedimentos estéticos.
De acordo com o médico cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Victor Cutait, que é especialista em lipo-fracionada, o número de intervenções em seu consultório aumenta o dobro no segundo semestre – por conta do Verão.
Mas a mudança exige esforço. O médico cirurgião plástico explica: “Não existe nenhum milagre, é trabalho. Isso porque envolve tanto o trabalho do médico profissional para executar o procedimento mais adequado para cada paciente, como também do próprio paciente, que inclui realizar atividades físicas frequentemente, boa alimentação e sono regulado. Tudo isso é para manter o resultado por um longo período de tempo.”, avalia.
Confira os procedimentos e técnicas mais realizados no Verão:
Lipofracionada
Uma das intervenções mais comuns para esculpir o corpo é a definição do abdômen. Para isso, a técnica mais indicada é a lipofracionada, que é uma atualização da lipo comum, capaz de eliminar 100% da gordura localizada presente em áreas como abdômen, cintura, costas, coxas e braços. Tem o princípio da lipoaspiração comum, que é aspirar a gordura, mas, é dividida em diferentes sessões para cada parte do corpo.
A grande vantagem é que na lipofracionada é possível retirar toda a gordura localizada. Além disso, a operação minimamente invasiva não oferece risco de perfuração e tampouco embolia pulmonar, o que garante mais segurança ao paciente.
“Outro benefício é que, por ser pouco invasiva, permite uma recuperação mais rápida e tranquila, o que possibilita o retorno às atividades de rotina logo após o procedimento”, completa o profissional.
Prótese de silicone
O médico avalia que as cirurgias de prótese de silicone também aumentam significativamente nos meses que antecedem o Verão.
Tal cirurgia demanda mais cuidado, já que é necessário pouco esforço e agitação nas primeiras semanas, uso de sutiã-cirúrgico, baixa exposição solar e calor excessivo.
A partir de três meses já é possível ver resultados, mas o ideal é aguardar ao menos seis meses para visualizar o resultado final.
Abdominoplastia
Junto com a mamoplastia de aumento dos seios e a lipoaspiração, esta é uma das cirurgias mais realizadas. Realizada para remover o excesso de pele e gordura na região do abdômen, devolvendo a firmeza.
A cirurgia é indicada para aqueles que perderam muito peso ou passaram por gestações. “Após grande perda de peso, múltiplas gestações ou ainda gestação única, em que houve aparecimento de flacidez de pele, com ou sem a presença de estrias, a abdominoplastia é a melhor solução”, analisa Cutait.
Durante a cirurgia, também é possível corrigir os defeitos na parede abdominal, como hérnias e a separação dos músculos (diástases), afinando a cintura e melhorando o contorno corporal.
Victor Cutait possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2001) com especialização em cirurgia plástica pelo Instituto Brasileiro de Cirurgia Plástica, em São Paulo. Ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), professor de cirurgia plástica da Universidade Nove de Julho (UniNove) e dirige a Clínica Cutait Cirurgia Plástica, especializada em Cirurgia Plástica, Dermatocosmiatria e Fisioterapia Dermatofuncional. O médico cirurgião é pioneiro em lipoaspiração fracionada no Brasil.