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Jornal Acontece

03 de junho de 2025

Correios vão atender aposentados e pensionistas com descontos indevidos no INSS

 | Jornal Acontece

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados realizados por entidades associativas, já podem consultar, contestar e acompanhar a análise desses descontos diretamente nas agências dos Correios.

 

 

Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identificação. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que tenha uma procuração.

 

 

A iniciativa amplia de forma significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em localidades sem unidades próprias do instituto.

 

 
A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, explica que a parceria entre os Correios e o INSS fará com que os serviços cheguem aonde as pessoas precisam.

 

 
“O atendimento presencial nas agências dos Correios aos aposentados e pensionistas nessa parceria com o INSS é mais uma oportunidade de democratizar o acesso a informação, o acesso ao serviço nas agências dos Correios. Os aposentados e pensionistas serão bem atendidos de um jeito acolhedor, então via de regra é um público que está presente nas agências dos Correios. Então com isso a estatal cumpre o seu objetivo estratégico nacional de contribuir pra realização de uma política pública. Garantir que o serviço chegue onde as pessoas moram, onde as pessoas precisam. Então, com certeza essa parceria entre Correios e INSS fundamental pra garantir o melhor atendimento presencial aos aposentados e pensionistas e resolver as situações que forem identificadas”, expõe.

 

O papel dos Correios será identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais, qual foi a entidade responsável, protocolar o pedido de informações adicionais, informar o INSS sobre esse pedido e orientar o beneficiário sobre como realizar a contestação e solicitar o ressarcimento.

 

 
Para acessar a lista de todas as agências que prestarão esse atendimento clique aqui. A lista também estará disponível no telefone 135.

Fonte: Brasil 61

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