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Jornal Acontece

26 de agosto de 2025

Cresce interesse de jovens por pautas políticas

 | Jornal Acontece

 Engajamento se traduz em atenção a temas sociais como corrupção e na criação de projetos que beneficiam a comunidade

 

 

O interesse por pautas políticas tem crescido entre os jovens. Pesquisa do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência da Unifesp, em parceria com o Instituto Idea, aponta que 34% dessa faixa etária citam a corrupção como o principal problema do país, e 33% dos entrevistados entre 18 e 27 anos já se declaram alinhados a uma posição política. Essa tendência se reflete também em iniciativas. Alunas da 2ª série do Ensino Médio da Escola Gracinha, por meio do itinerário de Ciências Humanas, criaram um projeto de lei que foi selecionado, em agosto de 2025, pela Câmara Municipal de São Paulo para participar do Parlamento Jovem em novembro. A proposta institui o Programa de Capacitação para a Vida Autônoma (PCVA), voltado a adolescentes de 15 a 17 anos em abrigos municipais, com foco na formação profissional e na inserção social para a vida adulta.

 

 

Segundo Andrea Montellato, assessora de Ciências Humanas da Escola Gracinha, o projeto será defendido pela estudante Rafaela Loureiro Simões Pinto. Para isso, ela passará o dia na Câmara dos Vereadores de São Paulo, simulando a rotina parlamentar e apresentando as razões do projeto, sua necessidade e importância para que seja aprovado. “O objetivo é possibilitar aos estudantes do Ensino Médio regular, devidamente matriculados em escolas públicas ou particulares no município de São Paulo, a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar, com diplomação e exercício de mandato”, explica. Para chegar até esse momento, as alunas desenvolveram as razões que motivaram a proposta, demonstrando sua relevância e o impacto que ela pode gerar na formação cidadã dos jovens.

 

 

“Esse resultado é fruto de um percurso formativo alinhado à Base Nacional Comum Curricular, que buscou combinar sólida formação teórica e rigor científico com experiências práticas, como saídas de campo para conhecer e problematizar o funcionamento do poder legislativo nos âmbitos municipal, estadual e federal, além de debates e sistematizações que ajudaram os estudantes a compreender a ‘gramática’ da política”, comenta Andrea.

 

 

Todo o percurso para a elaboração do projeto teve como ponto de partida os conceitos do Liberalismo e do Iluminismo. Os estudantes se aprofundaram no estudo da formação do Estado Brasileiro, suas constituições, conquistas e retrocessos. Em grupos, desenvolveram projetos de lei que contemplavam aspectos como viabilidade, justificativa e foco temático, seguindo critérios semelhantes aos do ambiente real da política e das instituições. O trabalho coletivo resultou em diversas propostas, e uma delas foi selecionada para representar a escola na próxima etapa do Parlamento Jovem, prevista para este segundo semestre.

 

 

Pontos da proposta

 

Com base nisso, a proposta do projeto, o Programa de Capacitação para a Vida Autônoma (PCVA), prevê encontros semanais no contraturno escolar ao longo de um ano, totalizando 192 horas de atividades coordenadas por educadores, psicólogos e assistentes sociais. Com foco em autoconhecimento, saúde mental, direitos civis, educação financeira, carreira, rotinas da vida adulta e redes de apoio, cada jovem recebe um plano personalizado e participa de vivências práticas, como estágios e simulações, para fortalecer sua autonomia e inserção social. O projeto é realizado em parceria com serviços municipais e organizações da sociedade civil, garantindo suporte técnico, psicológico e formativo, e, ao final, os participantes recebem certificado de conclusão.

 

 

Segundo Andrea, a experiência vai além do cumprimento das exigências curriculares, preparando os alunos para desafios da vida real. “O trabalho não se encerra aqui. Os componentes do Itinerário de CHSA deste semestre, irão estudar os movimentos da sociedade civil organizada e sua relação com o poder institucional e econômico, analisando também grupos e discursos que ameaçam as instituições democráticas com mensagens simplistas e, muitas vezes, com amplo apoio social. A proposta é estimular uma reflexão crítica sobre os caminhos e possibilidades da participação cidadã e popular, explorando instrumentos como plebiscitos, referendos e ações de movimentos sociais”.

 

 

Para encerrar o ano, a equipe de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas está promovendo componentes em seu itinerário que voltam seu olhar para as transformações do mundo do trabalho e os desafios impostos pelo uso intensivo das chamadas inteligências artificiais e tecnologias complementares. Dessa forma, os diferentes componentes de Geografia, Filosofia, História e Sociologia organizam seus debates e propostas avaliativas do Itinerário a partir de uma perspectiva coesa e unificada de área do conhecimento. 

 

 

Sobre a Escola Gracinha

A Escola Gracinha é mantida pela Associação Pela Família, uma organização sem fins lucrativos, que alia tradição e inovação para formar estudantes críticos, criativos e conscientes. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, valoriza o protagonismo, a colaboração e os aprendizados significativos, em uma comunidade acolhedora e comprometida com a construção de um mundo mais justo e sustentável.

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