O novo e colorido playground da Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, mais conhecida como Praça do Sesc, no bairro Aparecida, já está liberado para a diversão da criançada. O espaço foi entregue na última quinta-feira (26), no aniversário de 477 anos de Santos.
A área do parquinho tem 187m², 47m² a mais do que o espaço anterior, e conta com quatro gangorras, um escorregador, um balanço duplo e uma Casinha do Tarzan, dotada de duas escadas – uma delas de cordas -, um escorregador, uma passarela e dois balanços. As atrações são destinadas a crianças de até 10 anos de idade.
No local, também foi criada uma minipista para a prática de patins e patinetes, destinada a crianças de até 12 anos. Um muro com cerca de 65cm de altura e um portão dotado de limitador de altura de 1,30m, para garantir a segurança dos pequenos, também são novidades.
Para completar a diversão, junto ao playground foi construída uma futmesa, modalidade esportiva que mistura futebol, vôlei e tênis de mesa, e que pode ser praticada por todas as idades. Ainda integram a reforma dez bancos, iluminação reforçada por oito refletores e pintura artística de autoria de Daniel Artes, enfocando motivos e desenhos infantis.
“A antiga área infantil era aberta e o piso foi assentado sobre a terra, o que facilitou o desgaste do espaço”, comentou o secretário municipal de Serviços Públicos (Seserp), Wagner Ramos. Agora, explicou, foi realizada concretagem para receber o piso emborrachado, dotado de drenos para permitir o escoamento das águas pluviais e evitar empoçamentos.
SEGURO E COLORIDO
O técnico em Segurança do Trabalho Eduardo Reis de Melo, de 39 anos, notou vários pontos positivos após a reforma, por força do hábito em serviço. “Ficou sensacional, muito pela qualidade do material e pela segurança do projeto, com escadas com guarda-corpo, cantos arredondados e piso emborrachado”, observou.
Ele e a filha Elena, de 3 anos, moram próximo da praça e frequentam vários playgrounds pelas redondezas. Um diferencial do parque da praça do Sesc, segundo Melo, é a restrição de altura na entrada. “Assim fica só para as crianças mesmo”, disse. “É o modelo de parquinho ideal para todas as praças”, completou.
Quem também aprovou a reforma foi o pequeno Guilherme, de 5 anos, que frequenta o espaço desde os seis meses de vida. “Achei mais legal os balancês porque são coloridos”, afirmou. A mamãe, Isabel Cristina Freitas da Rocha, de 40 anos, também gostou da nova cara do espaço. “Está bem atrativo, colorido, e eu adorei essa estética dos prédios tortos”, disse, se referindo à pintura do pequeno muro que ladeia o playground.
OBRA
A demolição do antigo playground, assim como a construção do novo espaço infantil, ficou a cargo da Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermediária.
“A intenção era entregar a área em outubro, mas tivemos 70 dias de chuva, o que impossibilitou o trabalho em área aberta”, comentou o prefeito regional Luiz Bezzi Pasquarelli. Ele lembra que esse tipo de trabalho sob chuva acarreta elevada perda de materiais.
O novo playground representa um investimento de R$ 96.871,00 em brinquedos, piso, refletores e bancos. Computando-se todo o material empregado e a mão de obra, o valor chega a R$ 252 mil.