27 de outubro de 2021
CRPI entrega instalações reformadas com recursos do CMDCA
Nesta segunda-feira (25), o Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI) inaugurou a reforma das instalações que foram realizadas com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O ato contou com a presença da vice-prefeita, Adriana Machado, da secretária Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e de demais membros da comunidade.
Graças ao aporte de 100 mil reais destinados à instituição, em abril deste ano, a sede recebeu melhorias como adequação à norma brasileira de acessibilidade NBR 9050, e climatização nos cômodos em que os alunos realizam atividades recreativas, fisioterapia e refeições.
Além disto, a piscina de hidroterapia ganhou um novo sistema de filtragem e aquecimento. Para melhorar a acessibilidade do local, um elevador será instalado nos próximos dias.
A vice-prefeita Adriana Machado, ficou contente de ver a aplicação dos recursos em tantas benfeitorias. “Nosso compromisso é garantir que todas as crianças e adolescentes de Guarujá tenham seus direitos resguardados. Por isso, temos priorizado cada vez mais políticas públicas voltadas à inclusão”, ressaltou.
O presidente do CRPI, Reginaldo Pacheco, que já foi um dos atendidos pela instituição entre os cinco e oito anos de idade, comemorou os avanços. “Apenas um sentimento nos define nesse momento: gratidão,” celebrou.
Atualmente, o CRPI, localizado na Estrada Alexandre Migues Rodrigues, 845, Praia do Tombo, atende cerca de 400 pessoas entre 0 e 17 anos. O local proporciona reabilitação física, desenvolvimento pedagógico e inclusão social, sem fins lucrativos.
Convênio de 1,2 milhão
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Guarujá e o CMDCA firmaram um termo de fomento de 1,2 milhão para contemplar 11 organizações da sociedade civil que atuam em prol de crianças e adolescentes do Município e o CRPI é um dos beneficiados.
Parte do montante foi fruto de arrecadações da campanha ‘Destinação Criança’. Dentro dela, os contribuintes que declaram o Imposto de Renda (IR) podem destinar até 6% de seus encargos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Fumcad) e o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI).
Para o presidente do CMDCA, Marco Antonio Magalhães, o CRPI é um dos exemplos que reforçam a seriedade e o comprometimento do conselho. “Bastou apenas a destinação do recurso para, em menos de seis meses, vermos os resultados. Por isso, é tão importante que toda a sociedade se mantenha engajada nesta causa”, finalizou.
Destinação criança 2021
Este ano, o Fumcad e o FMDI arrecadaram mais de R$ 360 mil em doações de pessoas físicas e jurídicas. A verba vai beneficiar projetos sociais que envolvem o bem-estar de crianças, adolescentes e idosos.