24 de setembro de 2021
Cubatão adota redução de intervalo entre doses da vacina da Pfizer
A partir desta sexta-feira (24), todos que completarem 8 semanas da primeira dose poderão completar a imunização; mudança não vale para os demais imunizantes
Seguindo o Programa Estadual de Imunização (PEI), a Secretaria de Saúde de Cubatão inicia nesta sexta-feira (24) a aplicação de segundas doses da Pfizer contra covid-19 em novo intervalo de tempo, com 8 semanas entre as duas doses.
A partir dessa data, todas as pessoas que já tiverem cumprido as 8 semanas poderão receber a segunda dose do imunizante, sem precisar seguir a indicação do cartão de vacinação com o intervalo anterior (12 semanas). Mas atenção, a alteração só vale para as vacinas da Pfizer. A segunda dose das demais deve ser tomada na data indicada no cartão de vacinação.
A nova orientação está em Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Estado recebido nesta quinta-feira (23) pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão.
ADOLESCENTES – Em relação à continuidade em Cubatão da imunização contra a covid-19 de toda a população de 12 a 17 anos, a Secretaria de Saúde de Cubatão destaca que o Ministério da Saúde anunciou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23) que voltou a recomendar a vacinação para essa faixa etária.
A própria Agência Nacional de Vigilância à Saúde (Anvisa) havia se manifestado anteriormente pela continuidade, orientação seguida pelo município. Nota da Anvisa informa que a aplicação da vacina da Pfizer para essa faixa etária foi aprovada em 12 de junho e que “não existem evidências que subsidiem ou demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina” (leia a nota completa aqui).