Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

16 de novembro de 2023

Cubatão celebra Semana da Consciência Negra com ‘Prêmio Zumbi dos Palmares’

 | Jornal Acontece
Promover a busca por igualdade étnico-racial é o principal objetivo da série de eventos que celebram a cultura negra
 

Em Cubatão, a Semana da Consciência Negra traz reflexão e celebração sobre a riqueza da cultura afro-brasileira. Nesta sexta-feira (17), às 14 horas, munícipes que se destacam na luta antirracista serão homenageados com o ‘Prêmio Zumbi dos Palmares’ no auditório da Secretaria de Emprego de Cubatão (rua Dr. Fernando Costa, 1096), na Vila Couto.

Confira os homenageados:

  • Lipão Santos – cantor e ativista cultural do samba;
  • Carlinhos França – diretor de cultura e apoiador da cultura negra de Cubatão;
  • Tiago Pereira Rodrigues – idealizador do Projeto Unificação das Quebradas, que utiliza a arte como ferramenta para orientar jovens na comunidade Pinheiro do Miranda;
  • Paula Ravanelli – procuradora municipal e ativista na defesa contra o racismo;
  • Marcus Vinicius Mota – atleta cubatense e campeão brasileiro de judô.

Próximas atividades – A diversidade musical segue sendo um ponto alto, com o ‘Samba da Consciência Negra’ na Praça da Cidadania, na Vila São José, na próxima segunda-feira (20), a partir das 16 horas. O encerramento, marcado para o dia 26, será embalado pelo Samba do MuMu, no Parque Anilinas (av. Nove de Abril, s/nº, Centro), a partir das 14 horas.

Celebração que não é de hoje – A programação teve início com dois vibrantes eventos de rap e hip-hop: o ‘Festival Rap Day’, no Parque Anilinas (av. Nove de Abril, s/nº, Centro), no último sábado (11), e a ‘Semana Municipal do Hip Hop’, no CEU das Artes (Rua Januário Cândido Pontes, s/n°), no domingo (12), proporcionando um panorama envolvente da expressividade musical e artística da comunidade negra local.

Dia da Consciência Negra – A data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou em defesa da vida e da liberdade dos africanos que conseguiam fugir da escravidão no Brasil. Zumbi era o símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil e foi assassinado em 20 de novembro de 1695. A escravidão só iria terminar 193 anos após sua morte, em 1888.

 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de novembro de 2023

2º Fórum de Práticas Integrativas Complementares (PNPICs) ocorre neste sábado

Leia mais

16 de novembro de 2023

Encanto e Tradição vão marcar a 12ª Parada de Natal em Shopping

Leia mais

16 de novembro de 2023

RECORDE NO MAR: Mais de 200 surfistas pretendem deslizar sobre a mesma onda

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.