Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de abril de 2024

Cubatão confirma primeira morte por dengue: um bebê de 1 ano de idade

 | Jornal Acontece

Boletim desta quinta-feira (11) de abril do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) confirma o resultado que atesta que houve 1 óbito por dengue no município, uma criança de 1 ano de idade que faleceu em 14 de março. O caso estava sob investigação desde o dia 18 pelo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e o resultado positivo para o exame foi divulgado no sábado, 6 de abril, pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). A Secretaria de Saúde lamenta a morte e informa que outros três óbitos foram descartados para dengue.

 

CASOS

O boletim registra 32 casos confirmados de dengue no município, 1 a mais em relação ao boletim anterior, do dia 5. O número de casos descartados mantém-se em 322 no boletim atual e são 5 os casos inconclusivos. O número de notificações em investigação subiu de 286 para 322.

 

A distribuição dos casos confirmados está da seguinte maneira: 5 ocorreram no Jardim Casqueiro e outros 5 na Vila Natal; 4 na Vila Esperança; 3 na Vila São José; 2 na Vila dos Pescadores, 2 na Vila Couto e 2 na Vila Ponte Nova; além de casos no Centro, Cota 200, Fabril, Jardim Santa Tereza, Jardim Nova República, Bolsão 7, Iha Bela, Jardim 31 de Março e Parque São Luiz (1 em cada).

 

Os boletins são atualizados às terças e quintas-feiras.

 

CHIKUNGUNYA E ZIKA

Em relação à chikungunya, o número de casos confirmados mantém-se em 2; o número de casos descartados segue em 23 e 47 notificações estão em investigação. Sobre zika vírus, não há notificações.

 

GRUPO TÉCNICO

O Grupo Técnico de Combate à Dengue foi instituído pela Secretaria de Saúde de em 21 de fevereiro com o objetivo de traçar as estratégias do município frente ao cenário nacional de epidemia e o estado de emergência decretado pelo Governo de São Paulo no dia 5/3 após o Estado ter ultrapassado a marca de 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes. Com os 31 casos confirmados até o momento, Cubatão registra 27,5 casos por 100 mil habitantes (população de 112.476 pessoas — IBGE, 2022).

 

Em Cubatão, o atendimento às pessoas com sintomas da dengue é feito nas unidades de urgência e emergência: Pronto-Socorro Central e Pronto-Socorro Infantil, na região central, e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Casqueiro.

 

O Serviço de Controle de Zoonoses de Cubatão (SCZ) realiza fiscalizações e implementa ações para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya em toda a cidade, com visita de casa em casa, todas as sextas-feiras. Durante o mutirão, os agentes de endemias buscam criadouros e orientam a população sobre a eliminação de focos e o aparecimento de sintomas da dengue. Além disso, os agentes de endemias da equipe de Informação, Educação e Comunicação estão engajados em atividades sociais, escolas, unidades de saúde e na zona industrial, promovendo ações preventivas e de orientação.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de abril de 2024

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

11 de abril de 2024

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais

11 de abril de 2024

Mutirão de eletrocardiogramas terá mais vagas neste fim de semana na Zona Noroeste

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.