20 de outubro de 2023
Cubatão conquista 9 medalhas nos ‘Jogos Abertos do Interior’
Cubatão foi representada em São José do Rio Preto em mais uma Edição Jogos Abertos do Interior. A delegação cubatense voltou com bons resultados, com destaque maior para o desempenho em duas modalidades: Werstling e Boxe. No geral, a cidade encerrou a sua participação com um saldo de 9 medalhas, sendo 1 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. O evento terminou no último dia 14.
A medalha dourada foi conquistada por Thalia Oliveira, atleta praticante do Werstling. Também nesta modalidade, vieram três prateadas, duas delas obtidas pelo mesmo atleta, Lucas Imbernon da Silva (lutas nos estilos livre e greco-romana); a terceira foi com Kaio Dourado (no estilo livre). Neste Esporte, ainda vieram duas medalhas de bronze, com Mayra Ramos e Dom Ferreira (no estilo livre).
Atletas do boxe também subiram ao pódio duas vezes, conquistando a segunda e terceira colocações. O êxito da prata, quarta da delegação, ficou por conta do atleta Rafael Lopes Santos, na categoria até 54 quilos, e o do bronze, com Alícia Javiera Galvão de Souza, modalidade 81 quilos.
Avaliação – Segundo o chefe da delegação cubatense, Gessivaldo Assis da Silva, o professor Val, a participação da Cidade nesses Jogos Abertos foi avaliada como satisfatória. “Tudo ocorreu dentro das nossas expectativas, levando em consideração de que a disputa envolve diversas cidades, muitas delas consideradas potências esportivas no cenário nacional. Algumas chegam a levar mais de 300 atletas. Outras conseguem passar de 500 integrantes no geral. Então, dentro da nossa realidade, pode-se dizer que fomos muito bem”, ressaltou o professor.
“Uma delegação modesta, mas muito comprometida. Voltar com 9 medalhas e passar perto de obtermos outras é um resultado ótimo. Os atletas deram o seu máximo, a Administração deu toda a atenção necessária em termos de estrutura, acomodação e alimentação. O secretário Municipal de Esportes, Alessandro Bortolomasi, visitou a nossa delegação em São José do Rio Preto. Agradecemos ao Governo e ao prefeito Ademário o importante apoio. Todos os atletas e equipe auxiliar (de apoio) estão de parabéns, pois representaram Cubatão com dignidade e louvável espírito esportivo”, disse o chefe da delegação.
Foram 11 dias de disputas envolvendo 192 municípios. E, outra vez, o grande destaque dos Jogos foi a Cidade de São José dos Campos, que pela 5ª vez consecutiva conquista a primeira colocação geral, atingindo 262 pontos, resultantes de 17 medalhas de ouro, oito de prata e três de bronze. O município sede obteve a quinta posição.
Balanço – Conforme divulgado pelos organizadores, nessa edição, 9.111 pessoas estiveram envolvidas no evento, desde atletas até comitê diretor, organização e arbitragem. Mais de 8 mil atletas se rivalizaram em 28 modalidades esportivas, com participações masculinas e femininas, entre as quais Atletismo, Vôlei, Futebol, Handebol, Karatê, Judô, Natação, Ginástica rítmica e artística, Xadrez, Basquete, Tênis de mesa e de quadra. Cubatão levou uma delegação de 48 integrantes, entre atletas e equipe de apoio, e competiu em 8 oito modalidades: Xadrez masculino, Boxe feminino, Boxe masculino, Supino masculino, Werstling masculino, Werstling feminino e Kickboxing masculino e feminino.
Vale lembrar que Cubatão foi um dos 192 municípios que participaram dos Jogos Abertos do Interior. Esta foi a 85ª edição, evento disputado desde 1936. A primeira delas ocorreu em Monte Alto e contou com apenas seis municípios e poucas modalidades esportivas. De lá pra cá (87 anos de existência), a competição evoluiu bastante e é considerada a mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado, além de ser reconhecida como a maior competição poliesportiva da América Latina. No final da competição, foi divulgada a escolha de Presidente Prudente como cidade-sede dos dois próximos Jogos Abertos (2024 e 2025).
Fonte: PMC
Compartilhe