03 de novembro de 2025
Cubatão na Cop30: único município paulista a participar de painel
Cubatão, reconhecida mundialmente pela trajetória de superação ambiental, estará presente na COP 30, em Belém do Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, no principal pavilhão do encontro, a Blue Zone, dialogando com os principais autoridades e líderes mundiais. A Cidade participa com duas apresentações, uma no dia 11 e outra no dia 15 de novembro.
A COP 30 no Brasil é vista como oportunidade para acelerar a ação climática global, reforçar os compromissos do acordo de Paris e mobilizar ações de combate às mudanças climáticas. O encontro reunirá cerca de 180 delegações de todo o mundo.
No dia 11 de novembro, às 15h, a Prefeitura de Cubatão, em parceria com o ICLEI – principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável na América do Sul – apresentará o trabalho “Adaptação baseada em Ecossistemas: Conectando Biodiversidade, Clima e Desenvolvimento na América do Sul”, no Pavilhão Super Pollutants, Blue Zone.
Já no dia 15 de novembro, às 17h30, o prefeito César Nascimento realizará apresentação sobre “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil, Blue Zone, auditório Cumaru.
A participação de Cubatão na COP 30 consolida o novo momento vivido pelo município, que investiu, conquistou e mantém as ações de recuperação de áreas degradadas, no controle industrial e em políticas de desenvolvimento sustentável. De símbolo da poluição industrial, Cubatão se transformou em referência internacional em recuperação ambiental, com avanços significativos em reflorestamento, monitoramento da qualidade do ar e reordenamento urbano.
Entre os destaques estão os programas de recuperação da Serra do Mar, o monitoramento contínuo das emissões industriais, as ações de reflorestamento e proteção de nascentes, além dos investimentos em educação ambiental, mobilidade urbana e habitação sustentável. Atualmente a cidade se posiciona como modelo de equilíbrio entre produção industrial, meio ambiente e qualidade de vida.
O prefeito César Nascimento reforça que a presença de Cubatão na COP 30 é um marco histórico e um reconhecimento à trajetória de superação da cidade: “Cubatão chega à COP 30 com orgulho e responsabilidade. Somos prova de que é possível crescer com sustentabilidade, conciliando desenvolvimento industrial, inclusão social e preservação ambiental. Estar entre as cidades que vão dialogar com o mundo sobre o futuro do planeta é motivo de orgulho para todos os cubatenses”.
Já A vice-prefeita e secretária municipal de Habitação, Andrea Castro, destacou a importância da participação de Cubatão na COP 30: “Nosso objetivo é mostrar ao mundo o case de Cubatão, um verdadeiro exemplo de sucesso por tudo o que já foi conquistado. Queremos dialogar com pessoas que possam trazer novos investimentos para a nossa cidade. Contamos com o apoio do ICLEI, um braço da ONU que integra a organização da COP 30. Cubatão estará presente na Blue Zone, área principal destinada aos governos, e terá a oportunidade de se apresentar a chefes de Estado de mais de 150 países. Também estaremos na Green Zone, onde participa a sociedade civil. Será uma grande oportunidade para que Cubatão seja revelada novamente ao mundo.”
A COP 30 contará com dois pavilhões, reunindo a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre o enfrentamento à mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o Plano Clima. O Pavilhão Blue Zone é o espaço diplomático e oficial, restrito a delegações governamentais e negociadores da ONU, onde as decisões políticas sobre mudanças climáticas são tomadas. Pavilhão Green Zone é um espaço público aberto para o diálogo, exibição de soluções e eventos organizados pela sociedade civil, setor privado e academia.
Para o Secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, Cleiton Jordão Santos, “Cubatão entra para um seleto grupo que participará da COP 30. Seremos a única cidade do Estado de São Paulo na Blue Zone, no pavilhão Brasil, isso demostra a importância do município no cenário regional, nacional e mundial, teremos a chance de mostrar ao mundo os nossos projetos e o quanto somos estratégicos para o desenvolvimento da economia verde no polo industrial, desenvolvimento portuário, planejamento ambiental e justiça climática na cidade”.
Cubatão está se preparando para a COP 30. Cidade Verde do Mundo – Clique no Link e assista: https://www.instagram.com/p/DN9G25AkUb6/
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 – Saúde e Bem- Estar; ODS 4- Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Industria; Inovação e Infraestrutura; ODS 10 Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 14 – Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 Paz Justiça e Instituições Eficazes; ODS 17 Parcerias e Meio de Implementação; ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial e ODS 19- Arte, Cultura e Comunicação.