Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

03 de novembro de 2025

Cubatão na Cop30: único município paulista a participar de painel

 | Jornal Acontece

Cubatão, reconhecida mundialmente pela trajetória de superação ambiental, estará presente na COP 30, em Belém do Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, no principal pavilhão do encontro, a Blue Zone, dialogando com os principais autoridades e líderes mundiais. A Cidade participa com duas apresentações, uma no dia 11 e outra no dia 15 de novembro.

 

 

A COP 30 no Brasil é vista como oportunidade para acelerar a ação climática global, reforçar os compromissos do acordo de Paris e mobilizar ações de combate às mudanças climáticas. O encontro reunirá cerca de 180 delegações de todo o mundo.

 

 

No dia 11 de novembro, às 15h, a Prefeitura de Cubatão, em parceria com o ICLEI – principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável na América do Sul – apresentará o trabalho “Adaptação baseada em Ecossistemas: Conectando Biodiversidade, Clima e Desenvolvimento na América do Sul”, no Pavilhão Super Pollutants, Blue Zone.

 

 

Já no dia 15 de novembro, às 17h30, o prefeito César Nascimento realizará apresentação sobre “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil, Blue Zone, auditório Cumaru.

 

 

A participação de Cubatão na COP 30 consolida o novo momento vivido pelo município, que investiu, conquistou e mantém as ações de  recuperação de áreas degradadas, no controle industrial e em políticas de desenvolvimento sustentável. De símbolo da poluição industrial, Cubatão se transformou em referência internacional em recuperação ambiental, com avanços significativos em reflorestamento, monitoramento da qualidade do ar e reordenamento urbano.

 

 

Entre os destaques estão os programas de recuperação da Serra do Mar, o monitoramento contínuo das emissões industriais, as ações de reflorestamento e proteção de nascentes, além dos investimentos em educação ambiental, mobilidade urbana e habitação sustentável. Atualmente a cidade se posiciona como modelo de equilíbrio entre produção industrial, meio ambiente e qualidade de vida.

 

 

O prefeito César Nascimento reforça que a presença de Cubatão na COP 30 é um marco histórico e um reconhecimento à trajetória de superação da cidade: “Cubatão chega à COP 30 com orgulho e responsabilidade. Somos prova de que é possível crescer com sustentabilidade, conciliando desenvolvimento industrial, inclusão social e preservação ambiental. Estar entre as cidades que vão dialogar com o mundo sobre o futuro do planeta é motivo de orgulho para todos os cubatenses”.

 

 

Já A vice-prefeita e secretária municipal de Habitação, Andrea Castro, destacou a importância da participação de Cubatão na COP 30: “Nosso objetivo é mostrar ao mundo o case de Cubatão, um verdadeiro exemplo de sucesso por tudo o que já foi conquistado. Queremos dialogar com pessoas que possam trazer novos investimentos para a nossa cidade. Contamos com o apoio do ICLEI, um braço da ONU que integra a organização da COP 30. Cubatão estará presente na Blue Zone, área principal destinada aos governos, e terá a oportunidade de se apresentar a chefes de Estado de mais de 150 países. Também estaremos na Green Zone, onde participa a sociedade civil. Será uma grande oportunidade para que Cubatão seja revelada novamente ao mundo.”

 

 

A COP 30 contará com dois pavilhões, reunindo a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre o enfrentamento à mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o Plano Clima. O Pavilhão Blue Zone é o espaço diplomático e oficial, restrito a delegações governamentais e negociadores da ONU, onde as decisões políticas sobre mudanças climáticas são tomadas. Pavilhão Green Zone é um espaço público  aberto para o diálogo, exibição de soluções e eventos organizados pela sociedade civil, setor privado e academia.

 

 

Para o Secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, Cleiton Jordão Santos, “Cubatão entra para um seleto grupo que participará da COP 30. Seremos a única cidade do Estado de São Paulo na Blue Zone, no pavilhão Brasil, isso demostra a importância do município no cenário regional, nacional e mundial, teremos a chance de mostrar ao mundo os nossos projetos e o quanto somos estratégicos para o desenvolvimento da economia verde no polo industrial, desenvolvimento portuário,  planejamento ambiental e  justiça climática na cidade”.

 

 

Cubatão está se preparando para a COP 30. Cidade Verde do Mundo – Clique no Link e assista:  https://www.instagram.com/p/DN9G25AkUb6/

 

 

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 – Saúde e Bem- Estar; ODS 4- Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero;  ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Industria; Inovação e Infraestrutura; ODS 10 Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 14 – Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 Paz Justiça e Instituições Eficazes; ODS 17 Parcerias e Meio de Implementação; ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial e ODS 19- Arte, Cultura e Comunicação.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de novembro de 2025

Confira os dias de horário estendido nas Unidades de Saúde no mês de novembro

Leia mais

03 de novembro de 2025

Habitação – Prefeitura oficializa assinatura de contratos dos novos moradores do Edifício Castro

Leia mais

03 de novembro de 2025

Dia de Finados: Cemitério Municipal tem manutenção reforçada e receberá missas campais

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.