30 de junho de 2025
Cubatão na rota da Escola Nacional de Turismo

O município de Cubatão deu um passo importante rumo à consolidação como polo estratégico de formação turística na Baixada Santista. A cidade entrou oficialmente no processo de seleção para sediar uma unidade da Escola Nacional de Turismo, projeto do Governo Federal voltado à qualificação profissional no setor.
Com articulação do secretário municipal de Turismo Elias Silva, o projeto prevê a instalação da escola no campus do IFSP Cubatão que já conta com estrutura educacional robusta e cursos alinhados às áreas de turismo, eventos e hospitalidade. O ofício com a solicitação foi encaminhado ao Ministério do Turismo e à Reitoria do IFSP, pela Deputada Federal Maria Rosas, que também protocolou pedido de audiência para tratar do tema junto ao ministro Celso Sabino. Durante essa audiência, também foi feito o pedido para que Cubatão fosse incluída oficialmente como sede da Escola Nacional de Turismo.
A expectativa é transformar Cubatão em um centro de excelência na formação de mão de obra para o turismo ecológico, cultural e industrial, segmentos com enorme potencial na região. Além de valorizar o patrimônio local e criar oportunidades para os jovens, a iniciativa pode gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para toda a Baixada.
O projeto já está em andamento e conta com articulação institucional e comunitária. Cubatão tem infraestrutura, localização estratégica e vocação para se tornar referência nacional na educação voltada ao turismo.
É educação que transforma. É turismo que desenvolve. Cubatão está pronta para essa conquista.