Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de agosto de 2025

Cubatão participa da 1ª semana técnica de capacitação em imunização

 | Jornal Acontece

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Cubatão e pela Educação Permanente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) promoveram primeira semana técnica de capacitação em imunização. Assim, diversas palestras e atividades ocorreram, ao longo de toda a semana de 28 de julho a 1º de agosto. As atividades ocorreram no Centro Municipal de Educação a Distância de Cubatão (CEMEAD). Vale lembrar que a SBCD administra a Atenção Primária à Saúde no município.

 

Portanto, a capacitação destinou-se a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, incluindo profissionais da Atenção Primária, Saúde Mental, Especialidades e Hospital Municipal de Cubatão (HMC). Aproximadamente 150 profissionais da saúde no município participaram das atividades.

 

1ª semana técnica de capacitação em imunização

 

Tendo como tema “Fortalecendo saberes e protegendo vidas”, a iniciativa abordou uma série de questões referentes ao Programa Nacional de Imunizações. Uma vez que ele visa proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Dessa forma, questões como: protocolos de vacinação, melhores práticas para limpeza, desinfecção de superfícies em serviços de saúde e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) estiveram em discussão ao longo dos trabalhos.

 

“A capacitação contínua é essencial para que os profissionais se sintam seguros, atualizados e preparados para orientar a população. E responder dúvidas e atuar com excelência na prevenção de doenças. A iniciativa reforça o compromisso do município e da SBCD com a qualidade da assistência em saúde. Valorizando os profissionais que estão na linha de frente e reconhecendo a vacinação como uma das medidas mais eficazes na promoção da saúde e na proteção da vida”, destaca a enfermeira Vanessa Ingrid. Ela atua na Imunização e conduziu as atividades durante o evento.

 

No Brasil, doenças que causavam milhares de vítimas, como varíola e poliomielite, foram erradicadas por meio do Programa Nacional de Imunizações. Outras enfermidades transmissíveis, como o sarampo e a rubéola, também deixaram de ser problema de saúde pública porque foram controladas no país graças a iniciativas integrantes no Programa.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de agosto de 2025

Hospital apresenta práticas inovadoras de sustentabilidade na saúde pública

Leia mais

18 de agosto de 2025

Cubatão dá início à programa de controle do tabagismo

Leia mais

18 de agosto de 2025

HMC avança na gestão hospitalar com o PROADI-SUS

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.