18 de novembro de 2021
Cubatão participa no sábado (20) da campanha de “Mega Vacinação”
Cubatão oferece novamente a opção de sábado para a população poder se vacinar contra a covid-19. E mais uma vez, neste sábado (20), é o Centro Esportivo Pita o local para tomar a primeira dose, segunda dose ou a dose de reforço. O Pita fica na Rua Arlindo Leandro, 13, Vila Nova, com horário de atendimento das 9 às 15 horas.
Neste mesmo sábado, o Ministério da Saúde lança a campanha de Mega Vacinação, com eventos em diversas capitais dos estados brasileiros. Com o slogan “Proteção pela metade não é proteção”, a ideia é estimular as pessoas que estão atrasadas para receber a segunda dose ou a dose de reforço. Em todo o país, conforme o Ministério, 21 milhões de pessoas estão atrasadas em relação à segunda dose e 9,3 milhões já poderiam ter tomado a dose de reforço.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão mantém vacinas disponíveis para todos os grupos e idades indicados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e o Plano Estadual de Imunização (PEI).
ESQUEMA DE VACINAÇÃO
Confira idades, grupos e intervalos entre doses:
Podem se vacinar com a primeira dose pessoas a partir de 12 anos de idade. Quem chegar ao dia da segunda dose de acordo com o cartão de vacinação também poderá completar a imunização. Mas atenção com as mudanças nos intervalos para a segunda dose:
AstraZeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;
Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira dose;
Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.
Já as pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da AstraZeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).
Já a terceira dose, ou dose adicional, é ofertada para pessoas a partir de 18 anos (intervalo de 5 meses) e pessoas com imunossupressão (intervalo de 28 dias).
Para primeiras doses, é necessário comparecer ao local com documento de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade. Para segundas e terceiras doses, é necessário, além da identificação, apresentar o cartão de vacinação com as doses anteriores.