Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de julho de 2025

Cubatão recebe intervenção gratuita com grafite e música no Parque Linear

 | Jornal Acontece

Ação do projeto “Do Cordel ao Hip-Hop” reúne mulheres e artistas LGBTQIA+ em mural coletivo que exalta a cultura das periferias



Neste domingo (13), a partir das 10h, o Parque Linear, em Cubatão, será palco de uma intervenção artística que une grafite, música e resistência cultural. A atividade faz parte do projeto “Do Cordel ao Hip-Hop”, idealizado pela professora e arte-educadora Helicleia Ribeiro, com apoio do ProAC (Edital nº 14/2024 – Eixo Fortalecimento da Cultura Hip-Hop), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.

 

A proposta é ocupar o espaço público com arte e promover o protagonismo de mulheres e pessoas LGBTI+ na cena Hip-Hop — movimento historicamente dominado por homens. Durante a ação, as artistas Laila, Laisa e Vevss irão criar um mural coletivo com obras autorais que refletem a vivência nas periferias e a força das identidades marginalizadas.

 

Arte como resistência

A artista plástica e ilustradora Vevss, mulher negra e mãe solo, compartilha que sua arte nasce da sobrevivência e da espiritualidade. Suas criações trazem figuras meditativas e coloridas, marcadas pela simbologia do terceiro olho. “A gente sempre dá um jeito de fazer acontecer. É instintivo e a gente é selvagem”, resume.

 

Já Laila, também mãe e estudante de Letras, atua com projetos de leitura para pessoas privadas de liberdade e lidera o “Shot de Leitura”, iniciativa que incentiva a leitura de autoras negras nas periferias de Santos. Para ela, o grafite é ferramenta de transformação social:

“Estar na rua pintando é marcar um espaço de resistência e fortalecimento coletivo, para que outras pessoas se vejam como protagonistas de suas histórias”, destaca.

 

Grafite, música e poesia urbana

O público poderá acompanhar ao vivo o processo criativo das artistas, que usarão tintas spray, massa corrida e gesso para transformar o cinza urbano em arte viva e poética.

 

A trilha sonora do evento fica por conta do DJ Bebo, ativista da cena Hip-Hop e cofundador da Casa do Hip Hop de Cubatão. No movimento desde 2015, ele reforça o poder restaurador da cultura de rua:

“Ser DJ vai além da mixagem. O Hip-Hop me restaurou e me ensinou a levar som e informação como ferramentas de transformação”, afirma. O set inclui Cordel, Black Music e R&B.

 

O evento é gratuito e aberto a todas as idades. Para acompanhar outras ações do projeto, acesse:

📱 @do_cordel_ao_hiphop

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de julho de 2025

Sete das dez melhores cidades para morar em 2025 estão em SP, aponta IPS Brasil

Leia mais

11 de julho de 2025

Carrossel de Baco celebra 20 anos com show gratuito no Sesc Santos

Leia mais

11 de julho de 2025

Festival Ubunto celebra 25 anos da cultura afrobrasileira em Guarujá

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.