Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

22 de janeiro de 2025

Cubatão recebe mais uma edição do Clubinho de Férias

 | Jornal Acontece

O Programa Clubinho de Férias, um projeto da Polícia Militar que conta com apoio da Prefeitura de Cubatão, completa 39 anos de atividade e acaba de realizar a 73ª Edição. A edição deste ano envolveu 250 crianças, entre 5 e  10 anos, com diversas atividades. Pelo menos 50 meninos e meninas são pessoas com autismo, síndrome de Dow, entre outros espectros. Foram duas semanas inteiras de intensas e divertidas atividades culturais e de lazer. Na tarde da última segunda (20), ocorreu a cerimônia de encerramento das atividades deste primeiro ciclo de 2025.

 

 

O Parque Anilinas foi o local em que aconteceu a maioria das atividades do projeto. Mantendo a tradição, a quadra de esportes da Parque foi o cenário para reunir todas as mais de 10 turmas de crianças e seus familiares. O evento contou com a presença do Comandante da 4º Cia da Polícia Militar em Cubatão Capitão Luiz Freire, que prestigiou a sua equipe que toca o projeto e para agradecer aos 73 monitores voluntários que, para o comandante, foram essenciais para o sucesso de mais essa edição.

 

 

“A Polícia Militar fica muito contente em sentir esse engajamento de tantas pessoas que dedicaram um tempo durante 15 dias para colocar aqui com essa incrível quantidade de crianças que, tenho certeza, saem daqui felizes por participarem de tantas atividades. Mas sem os vários parceiros e esse time de voluntários, sabemos que essa tarefa seria difícil.  Então, meu muito obrigado a todos vocês e à Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação”, ressaltou o Comandante.

 

 

Capitão Freire revelou ainda que a qualidade do Projeto Clubinho de Férias em Cubatão serviu de referência para implementação do projeto em Vicente de Carvalho, Guarujá, quando ele era comandante da 2º Cia naquela cidade. “Isso é muito legal, pois o objetivo alcançado é tão bom que deve ser levado para outras crianças, em outras cidades. Cubatão tem sido exemplo para toda a Região com a qualidade deste projeto”.

 

 

Os secretários de Turismo e de Educação, respectivamente, Elias Silva e Danielle Souza, prestigiaram a cerimônia, representando o prefeito César Nascimento. O evento teve a participação da Banda Musical da PM, que veio do 6º BPMI, que fica em Santos, especialmente para abrilhantar o evento. A banda tocou os Hinos Nacional, de Cubatão, e apresentou várias canções infantis.

 

 

O Cabo-PM Raul Pirauá Cabral, um dos coordenadores do projeto desse 1986, enfatizou a importância da programação deste ano para os participantes, com uma equipe multidisciplinar.  “Foi uma recreação total, tanto que chamamos os participantes de ‘recreandos’. O objetivo é a socialização, o resgaste da convivência comunitária em variados grupos e fortalecer a inclusão social. Aqui temos dezenas de crianças portadores de alguns espectro. E, cada vez mais, vemos esse objetivo sendo cumprido a cada edição. Isso é muito gratificante para nós”, comentou o policial. Juntos com ele, compõem a equipe de coordenação também Cabo- PM Sena,  o Soldado-PM  Sorano e a Soldado-PM-Feminino Moledo.

 

 

Segundo eles, dentro da programação nas duas semanas, as crianças participaram de atividades com vários parceiros, como as de Educação ambiental com o pessoal da empresa Cooperscar Tortugas’s Ambiental, que atua com parceria da Semam, atividades artísticas como a ida ao cinema, assistiram a apresentação musical Afabam, tradução de músicas de inglês (atividade lúdica e criativa) com alunos e professores da Escola CNA, atividades recreativas na piscina do Sesi, de conscientização com a equipes do Corpo de Bombeiros, da PM e da CPFL sobre cuidados e como economizar energia, participação de uma atividade-equina dentro do Projeto de Equoterapia. No evento de encerramento,  tiveram um baile de pré-carnaval infantil, com direito a se pintarem e uso de fantasia.

 

 

“Vemos que todas as atividades foram especialmente preparadas para elas, com o cuidado de ter a inclusão das crianças, com monitores capacitados e até uma professora da área cedida pela Seduc. No próximo recesso escolar, que ocorre no meio do ano, pretendemos manter essa grande parceria coma Polícia Militar”, disse o secretário de Turismo Elias Silva.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

22 de janeiro de 2025

Sete das dez melhores cidades para morar em 2025 estão em SP, aponta IPS Brasil

Leia mais

22 de janeiro de 2025

Carrossel de Baco celebra 20 anos com show gratuito no Sesc Santos

Leia mais

22 de janeiro de 2025

Festival Ubunto celebra 25 anos da cultura afrobrasileira em Guarujá

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.