Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

30 de setembro de 2023

Cubatão se despede de Roebbelen, referência na luta ambiental, da cidade

 | Jornal Acontece

O velório será neste domingo das 09 as 11h no saguão do Paço Municipal.

De lá o cortejo segue para o sepultamento as 11h30 no cemitério de Cubatão

 

 

O Acontece está de luto: Rolando Roebbelen, foi o primeiro colunista político do Jornal, em sua fundação no anos 2000. À época Roebbelen já era referência por seu polêmico Jornal do Poste, que tinha deixado de circular e virou coluna do recém inaugurado Acontece. Ele faleceu no Hospital Municipal de Cubatão, em decorrência de complicações no coração, problema que já enfrentava há anos.

 

Ambientalista na veia, fotógrafo e jornalista, o filho de Guiomar Ferreira Roebbelen, que dá nome ao Pronto Socorro Municipal da Cidade, atualmente era dono do Jornal Indústria e Comércio e atuante membro do Conselho Comunitário e Consultivo da Carbocloro.

Militante ambiental desde a década de 70, foi presidente do Partido Verde de Cubatão, por onde foi candidato a vice-prefeito.

 

Luta ambiental

Ícone da luta ambiental da cidade, o ambientalista Rolando Roebbelen teve papel determinante no combate à poluição, sobretudo na década de 80, quando Cubatão outrora considerada uma das mais poluídas do mundo, passou a ostentar o título de Cidade Símbolo de Recuperação Ambiental.

 

Rolando travou verdadeiras batalhas, de forma contundente, em defesa de seus ideais, ostentando o apelido de ‘ecochato’, por parte da população ainda resistente, à época, a pautas como consumo consciente, preservação ambiental e descarte correto, relevantes nos dias de hoje. Ativista, era comum de sua parte atitudes firmes como se abraçar a árvores, evitando sua derrubada.

 

Idealizador de vários movimentos e projetos para a preservação ambiental cubatense como o Voluntários do Rio.

 

 

Jornalismo atuante

Radical, na década de 90 protagonizou polêmicas e grandes embates com o Jornal do Poste, um panfleto denuncista que, colado aos postes da cidade, ‘batia de frente’, com o sistema político cubatense e crimes ambientais. Já nos anos 2000, iniciou parceria com o jornalista Cido Barboza, se profissionalizou como jornalista e, numa postura mais moderada, porém contundente, assumiu a coluna de política do recém inaugurado Jornal Acontece, de quem foi parceiro até o último dia de sua vida.

 

Em 2010 fundou o Jornal Indústria e Comércio, que atua até hoje com foco desenvolvimentista.

 

Jantar de gala

Na foto Rolando se confraterniza com Cido Barboza no Jantar de aniversário do JCI, em 2022.
Como sinal de parceria, neste ano, o Jornal Acontece deixou de realizar seu tradicional jantar de aniversário, e apoiou o evento.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de setembro de 2023

ABC 20 anos: volta às aulas com grande celebração.

Leia mais

30 de setembro de 2023

Agenda 2100

Leia mais

30 de setembro de 2023

Cubatão agora tem sua própria cerveja

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.