Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

15 de maio de 2017

Cuide da sua saúde

A importância da atividade física na prevenção de doenças cardíacas

Apesar das doenças cardíacas estarem aumentando nos dias atuais, as pessoas ainda dedicam pouca atenção para a importância da atividade física, principalmente para a manutenção da saúde do coração

A prática regular de um exercício físico beneficia amplamente qualquer indivíduo. Além disso, é uma das principais medidas de prevenção de doenças cardíacas. E você só precisa começar, dar o primeiro passo para deixar o sedentarismo de lado.

Ao eliminar o sedentarismo, as chances de desenvolver doenças como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) – popularmente conhecido como derrame – e câncer são menores.

Baseado em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde concluiu que seria possível evitar 260 mil mortes por ano causadas por câncer e doença coronariana crônica se toda a população brasileira realizasse, ao menos, 30 minutos de exercícios físicos diariamente e mantivesse uma boa alimentação.

Além disso, a prática regular de uma atividade física auxilia no controle do peso, da pressão arterial e do nível de açúcar no sangue, diminui o estresse e aumenta a taxa de colesterol ‘bom (HDL) no organismo.

O recomendado é praticar exercícios em que se possa movimentar grandes grupos musculares: caminhada, corrida, entre outros. Mas deve-se ter em mente que a intensidade da atividade precisa ser controlada, ou seja, não pode gerar desconforto.

Para que o exercício tenha o melhor efeito possível sobre a saúde, é importante haver uma boa orientação. Ao final da sessão de exercícios, deve-se realizar alongamentos, que contribuirão para a recuperação da musculatura e para aumentar a flexibilidade articular.

Converse com um cardiologista sobre a importância da atividade física

Nenhuma atividade física deve ser iniciada antes de uma consulta com um cardiologista para avaliação do estado geral de saúde. É possível que o médico faça alguns testes para verificar sua capacidade cardiorrespiratória e determinar qual é a intensidade de exercícios que seu corpo pode suportar.

É sempre bom lembrar que uma consulta cardiológica se torna ainda mais importante para indivíduos que apresentam fatores de risco: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, obesidade, etc.

Outro ponto que é preciso ressaltar é que os exercícios físicos devem ser praticados somente com acompanhamento profissional, como o da Integral Assessoria Esportiva, que é composta por uma equipe multidisciplinar especializada em caminhadas e corridas.

A Integral é parceira da Unicardio na conscientização sobre a importância da atividade física para a saúde do coração. Todas as pessoas atendidas na clínica têm a opção de começar sua rotina de exercícios com o apoio dos especialistas desta Assessoria Esportiva. Além disso, a Unicardio realiza a avaliação cardiológica de quem confia na Integral e precisa consultar-se com um cardiologista antes de iniciar a prática de alguma atividade física. Assim, formamos uma rede para promover a saúde e o bem-estar.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de maio de 2017

Entrevista com Ludmila Halajko Fotógrafa de sucesso

Leia mais

15 de maio de 2017

Joice Hasselmann diz que sofreu atentado enquanto dormia

Leia mais

15 de maio de 2017

Crie uma estratégia de marketing de sucesso no Instagram

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.