Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

16 de dezembro de 2022

DA LINHA PRA FRENTE: CULTURA E ARTE URBANA

 | Jornal Acontece

Para encerrar a edição 2022 do projeto Da Linha pra frente, no dia 17 de dezembro, das 10h às 18h, haverá uma multirão de grafite, além de outras atividades culturais para toda a família. A intervenção artística acontece no muro de contenção da linha ferroviária da Vila Natal e tem como objetivo movimentar a comunidade com ações socioculturais.

Previsto para mobilizar 30 artistas e cerca de 2.000 pessoas, o evento é patrocinado pela empresa Rumo Logística e apoiado pela Prefeitura de Cubatão, por meio do Ministério da Cultura.

“E muito importante os jovens terem esse acesso a cultura por meio da pintura. A garotada invés de ir pra rua após a aula, podem tirar um tempinho pra onjeber mais do grafite. E se eles estão inseridos no contexto cultural, literário ou esporte é muito valioso pra nossa juventude, ainda mais da nossa cidade,” comenta o grafiteiro Binho.

Além do mutirão de grafite, a população terá acesso a uma feira de empreendedorismo, atividades para crianças com brinquedos, como também, apresentações de dança e capoeira.

 

O GRAFITE:

O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.

É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

“Projeto Da linha pra Frente – Realizado entre 2015 e 2018, o projeto tem o objetivo de transformar a relação da comunidade com os espaços que circundam as linhas férreas nos bairros Vila Natal, Vila Esperança e Costa Muniz da cidade de Cubatão. Durante os três anos, o projeto promoveu atividades que oportunizaram a participação ativa dos moradores da região no processo criativo das áreas onde a linha férrea se encontra. Em agosto de 2022, o projeto voltou a ativa com ações culturais nas escolas municipais UME Ulysses Guimarães, UME Pieruzzi e nos grupos de capoeira Arte e Luta, de Karatê Soul Arte, e Projeto Jovens Capacitadores-JOCAP.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de dezembro de 2022

Coletivo 302 inicia apresentações de ‘Vila Socó’ no Festival Mirada

Leia mais

16 de dezembro de 2022

Coletivo 302 inicia apresentações de ‘Vila Socó’ no Festival Mirada

Leia mais

16 de dezembro de 2022

Instituto Usiminas dá início à segunda edição do Escola Parceira em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.