Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

26 de outubro de 2021

Dados do Detran.SP mostram que renovação de CNHs cresceu 79 % em Santos

 | Jornal Acontece

Levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) mostra que entre janeiro e setembro deste ano houve um crescimento de 79% na quantidade de renovações de CNHs no município de Santos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 28.534 habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 15.942 no mesmo período de 2020.

Com a ampliação dos serviços digitais do Detran.SP, hoje 48,8% das renovações de CNH são feitas sem a necessidade do motorista comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento. Em 2020, somente 19,2% desses procedimentos eram efetuados pelos canais eletrônicos.

Vale lembrar que, devido à pandemia do coronavírus, os prazos para renovar a habilitação foram prorrogados e, com isso, a validade do documento, a partir de março de 2020, segue suspensa por tempo indeterminado, conforme determinação da resolução nº 828/21 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“Apesar da suspensão temporária dos prazos para renovação de CNH, o Detran.SP disponibiliza o serviço para o cidadão paulista. De forma rápida, segura e sem burocracia, os motoristas têm usado as plataformas digitais para manter a documentação em dia”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Após a solicitação e a realização do exame médico e/ou psicológico, é possível obter a nova CNH digitalmente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e através dos Correios, onde o cidadão recebe o documento físico no endereço cadastrado no Detran.SP.

Os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias podem fazer o pedido de renovação da CNH, de forma online, pelo portal ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão, por exemplo.

Utilizar a habilitação de maneira eletrônica é fácil. A CNH é acessada por meio de um código de segurança ou por meio de um QR Code presente no documento físico e é disponibilizada por um aplicativo, o CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal). Esse aplicativo está disponível nos principais sistemas operacionais dos telefones celulares e permite que o condutor gere a CNH sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo.

Além do serviço digital de renovação da CNH, o órgão estadual de trânsito disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos. Podemos destacar também: segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de outubro de 2021

Último dia para se inscrever no concurso público da CAPEP Saúde

Leia mais

26 de outubro de 2021

Associação Comercial Lança Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura

Leia mais

26 de outubro de 2021

Chorinho no Aquário recebe estreia da turnê de Mateus Sartori neste sábado (13)

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.