22 de fevereiro de 2024
De olho na epidemia, Cubatão cria grupo para traçar estratégias contra a dengue

Preocupada com o cenário nacional de epidemia, a Prefeitura de Cubatão – através da Secretaria de Saúde – criou um grupo técnico de combate à dengue nesta quarta-feira (21) durante encontro no Hospital Municipal de Cubatão.
O objetivo do grupo é traçar as estratégias do município frente ao aumento no número de casos no País, inclusive com ações de testagem e ampliação do atendimento, o que será completamente definido nos próximos dias, em agenda municipal.

Reunião aconteceu no Hospital Municipal de Cubatão (Foto: Divulgação/PMC)
Em Cubatão, o atendimento a dengue é feito neste momento nas unidades de urgência e emergência: Pronto-Socorro Central e Pronto-Socorro Infantil, na região central, e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Casqueiro.
Até esta quinta-feira (22), foram confirmados sete casos de dengue no município. 85 suspeitas foram descartadas. Em 2023, foram 76 casos positivos, sem óbitos entre o ano passado e este ano.
De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Márcio Oliveira, que esteve à frente da atividade, o grupo tem o objetivo de “promover um esforço concentrado e simultâneo do poder público e da população para reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes, eliminando criadouros, além de proporcionar a assistência necessária aos munícipes com suspeita de dengue, desde o diagnóstico ao tratamento”.
O grupo é formado por integrantes da Secretaria de Saúde, Diretoria de vigilância à Saúde, Serviço de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Controle de Zoonoses, SAMU, Pronto-Socorro, Atenção Básica e Hospital Municipal de Cubatão.