Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

31 de julho de 2024

Demônios da Garoa faz o show de aniversário do Chorinho no Aquário neste sábado (03)

 | Jornal Acontece

Vai ter festa da música neste sábado, e das melhores! Santos celebra o aniversário do projeto cultural que ganhou o coração de santistas e dos turistas que nos visitam: o Chorinho no Aquário completa 17 anos oferecendo semanalmente música de qualidade em apresentações absolutamente gratuitas num cenário de cartão postal, a orla da Ponta da Praia. No comando da comemoração nada mais nada menos do que o grupo Demônios da Garoa, com seu famoso “quás quás quás”, símbolo do sucesso do conjunto paulistano mais antigo da música. São mais de 80 anos de existência! A apresentação estava anteriormente marcada para junho e foi transferida em função da chuva. A boa notícia é que a previsão pra este sábado é de tempo bom.

A celebração terá show em dose dupla, num palco ainda maior, montado especialmente para a ocasião, e com cadeiras em frente. A abertura acontece já às 17 horas, juntando o grupo Choro Negro, com participação especial do mestre Luizinho 7 Cordas e da cantora, compositora e instrumentista Monna. Os shows acontecem na Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia, cuja avenida estará interditada para o trânsito de veículos, garantindo maior conforto e a segurança do público. A entrada é franca.

A importância de cantar nesse evento está também em sintonia com o grupo. “Realizar este show em Santos é motivo de muita alegria por se tratar de um evento cultural que enaltece o choro, um gênero genuinamente brasileiro. Estamos muito felizes. Em Santos nos sentimos literalmente em casa. É pra lá que vamos há mais de 50 anos curtir com a família sempre que temos oportunidade. Colecionamos inúmeros momentos especiais na cidade”, conta Ricardo Rosa, integrante da formação atual e neto do fundador do grupo, Arnaldo Rosa.

 

Projeto de sucesso

Nestes 17 anos de existência o projeto ganhou um público cativo e já está na marca de 600 apresentações musicais gratuitas, cumprindo o objetivo de fortalecer a divulgação do choro, primeiro estilo musical genuinamente brasileiro, e democratizar a ocupação dos espaços públicos com arte. Pelo Chorinho já passaram grandes nomes do gênero, como Euclides Marques, As Choronas, Alexandre Ribeiro, Filó Machado, Maria Alcina e muitos outros. Muitas personalidades do mundo da música, política e jornalismo também já prestigiaram, como o diplomata Celso Amorim, o jornalista e crítico musical Sérgio Cabral e o músico e presidente do clube do choro da Itália, o bandolinista Marco Ruviaro.

 

Demônios da Garoa

O Demônios da Garoa completou oito décadas de atividades no ano passado. O quarteto é formado por Sérgio e Ricardo Rosa, Dedé Paraizo e Everson Pessoa. A associação com Adoniran Barbosa, parceiro mais celebrado do grupo, iniciou no ano de 1951, quando o Demônios da Garoa gravou o samba Malvina. Mas os caminhos deles já tinham se cruzado dois anos antes, durante o registro para Mulher Rendeira, tema de O Cangaceiro, um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. De lá pra cá vieram Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, Trem das Onzes, entre outros clássicos que são verdadeiros hinos da música popular.

O conjunto não gravou apenas o compositor Adoniran, mas também Ataulfo Alves, Paulo Vanzolini, Assis Valente, Herivelto Martins e muito mais. Possuem registros de duas grandes composições de Chico Buarque: a Banda, de 1966, e Apesar de Você, de 1971. Atuais, seguem gravando e antenados na música contemporânea. O single Tá na Hora do Show, lançado em 2021, por exemplo, uniu o grupo a Xande de Pilares, nome de alta patente do samba carioca.

 

Abertura

Os artistas convidados para o espetáculo de abertura têm absoluta sintonia com a proposta do projeto. O grupo Choro Negro traz o talento de um time da casa: Caio Forster (viola de arco e violino), Nino Barbosa (pandeiro), Arizinho (violão de 7 cordas), César Feitiço (bandolim), Lucas Paini (cavaco e bandolim) e Paulinho Ribeiro (cavaco). No palco receberão dois convidados especialíssimos: Luizinho 7 Cordas, que inclusive já fez parte da formação do Demônios da Garoa, e a cantora Monna.

O mestre Luizinho 7 Cordas é considerado o mais autêntico representante paulista do violão 7 cordas. É a grande referência para os chorões da Cidade e empresta seu nome, como patrono, à escola de música do Clube do Choro de Santos, por onde inúmeros jovens em vulnerabilidade social tiveram acesso ao universo da música.

Monna é cantora, compositora e multi-instrumentista. A artista tem se destacado apresentando trabalhos autorais e também produzindo e dirigindo seus próprios espetáculos, onde reverencia a obra e a genialidade dos artistas que a inspiram, como Gal Costa, Elis Regina e Chico Buarque, lotando teatros e casas de espetáculo, levando o nome de Santos por onde passa.

O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, com patrocínio master da empresa Santos Brasil, e apoio institucional do Clube do Choro de Santos.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

31 de julho de 2024

Consciência Negra: racismo é problema no mercado de trabalho

Leia mais

31 de julho de 2024

ESAMC Fashion Trend 2024 celebra cultura brasileira com entrada gratuita

Leia mais

31 de julho de 2024

Paço das Artes seleciona novos talentos das artes visuais

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.