Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

09 de maio de 2021

Descubra os cuidados com a saúde do seu cabelo

 | Jornal Acontece

Os cuidados com o cabelo são fundamentais não apenas para manter os fios bonitos esteticamente, mas também à saúde deles, influenciando na força e resistência, o que diminui a queda e a quebra dos cabelos.

Assim como outros tecidos, o cabelo depende da saúde geral do indivíduo, pois, uma baixa imunidade ou em quadros de anemia, por exemplo, a energia e nutrientes do organismo serão direcionados a aspectos mais essenciais ao metabolismo e os fios podem ficar fragilizados.

 

6 cuidados para manter os cabelos saudáveis

 

Entender que o cabelo faz parte e depende da saúde em geral ajuda a compreender que os cuidados capilares vão muito além da rotina de lavagem e dependem até mesmo da alimentação. Veja alguns aspectos a seguir!

 

  1. Higienização

A higienização correta dos fios influencia a saúde e estética dos cabelos. O primeiro elemento a ser considerado é o produto usado, sendo que a escolha do shampoo deve considerar o tipo de cabelo – seco, normal ou oleoso.

Fios mais oleosos precisam de shampoos de limpeza mais profunda e maior recorrência de lavagem, enquanto fios secos podem beneficiar-se de shampoos hidratantes e ter um intervalo maior entre as higienizações.

 

  1. Hidratação

Mesmo cabelos oleosos precisam de uma rotina de hidratação. O passo mais importante é o uso do condicionar após o shampoo, selando as cutículas capilares e ajudando na retenção de líquidos que resulta em fios mais sedosos e hidratados.

Além disso, a rotina, principalmente para quem tem cabelos secos, pode incluir hidratação profunda com máscaras capilares e umectação.

 

  1. Secagem

A etapa de secar também é importante. Preferencialmente, os fios devem secar livremente ao ar livre. O uso de secador deve ser mais espaçado e mantendo uma distância do cabelo e do couro cabeludo para evitar danos térmicos.

Deve-se evitar dormir com o cabelo molhado ou prender os fios úmidos, pois, a umidade favorece a proliferação de fungos e ocorrência de dermatites.

  1. Tratamentos químicos

Os tratamentos químicos não são proibidos, mas devem ser vistos como danosos à saúde capilar, pois de fato são.

Por essa razão é recomendado que diferentes tratamentos capilares com produtos químicos, como pintura e alisamento, por exemplo, tenham um espaçamento de, no mínimo, 15 dias entre eles.

Além disso, invista em hidratação após esses tratamentos, contribuindo na retenção de água pelos fios para que eles não fiquem ressecados ou quebradiços.

 

  1. Hábitos saudáveis

Muitas pessoas desconhecem a influência de hábitos saudáveis na saúde dos cabelos, mas trata-se de um aspecto fundamental. Algumas dicas incluem:

  • tenha uma alimentação saudável, mais baseada em opções naturais;
  • faça exercícios físicos regularmente;
  • tenha noites de sono satisfatórias;
  • evite estresse;
  • evite o tabaco;
  • não faça automedicação;
  • tenha cuidado com a exposição solar excessiva e sem proteção.

 

A queda de cabelo e os fios quebradiços podem ter relação com deficiência nutricional, estresse, algumas formulações de remédio e um estilo de vida não saudável. Portanto, essas mudanças são essenciais à saúde capilar.

 

  1. Tratamento capilar especializado

Mesmo com bons cuidados com o cabelo em casa não se pode descartar que existem patologias que acometem o couro cabeludo ou que a queda de cabelo, por exemplo, é um sintoma para diferentes condições de saúde.

Dessa forma, pode ser necessária uma consulta com um médico dermatologista especialista em cabelos para diagnóstico do caso e indicação de um tratamento capilar especializado.

Os bons cuidados rotineiros com o cabelo são importantes, mas devem ser acompanhados de bons hábitos de vida e acompanhamento médico, pois existem casos como de eflúvio telógeno, alopecia ou dermatite que exigem tratamento capilar recomendado por um profissional.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de maio de 2021

Roupas digitais: em breve você também terá uma

Leia mais

09 de maio de 2021

Deliniado da Juliette

Leia mais

09 de maio de 2021

Como a autoestima pode interferir na vida das pessoas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.