Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

16 de maio de 2022

Dia do Assistente Social: profissionais garantem o acesso aos direitos fundamentais

 | Jornal Acontece

Destaque para a assistente social da Prefeitura, Rúbia Gabriela que atua no Acolhimento Municipal José Calherani, mais de 80 recâmbios já passaram por suas mãos

 

Eles trabalham para garantir à população o acesso aos direitos fundamentais, bem como o bem-estar social. No último domingo (15), foi comemorado o Dia do Assistente Social, profissionais que transformam vidas. É o caso de Rúbia Gabriela Andrade de Oliveira Araújo, 38 anos, que está na Prefeitura de Guarujá há nove anos, e desses quatro atuando no Acolhimento Municipal José Calherani, que pertence a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

 

Responsável pela coordenação de dois serviços de atendimento a pessoa em situação de rua, vinculados à superintendência de proteção especial da Sedeas, entre eles: Centro Pop e o Acolhimento José Calherani, Rúbia Gabriella tem feito a diferença na vida de diversas pessoas. Com profissionalismo e dedicação ela ganhou a confiança e a simpatia dos atendidos.

 

Por meio da busca ativa e com o apoio de sua equipe, a assistente social conseguiu reatar laços familiares, promover o reencontro entre pais e filhos, bem como, mais de 80 recâmbios já passaram por suas mãos.

 

A profissional explica que, a primeira acolhida é fundamental, precisa ressignificar. “Grande parte da população em situação de rua tem problemas com dependência química, abuso na infância, abandono familiar. Isso faz com que a confiança no outro e a mudança de vida seja um sonho distante. Mas, quando eles chegam ao acolhimento, a esperança reacende”, conta a assistente social.

 

Entre o acolhimento e as entrevistas sociais, toda informação é importante para localizar a família do assistido, pois o intuito é a volta ao convívio familiar. E a assistente social, usa de toda a tecnologia, além das redes sociais para localizar os parentes.

 

“A emoção que sentimos na reinserção familiar é extremamente gratificante. Muitos já não tinham esperança de encontrar o seu familiar com vida. Tenho exemplos de usuários do serviço que demorei dois anos para que o retorno acontecesse e outros que em 15 minutos, em uma rede social já obtive resposta”, afirma Rúbia Gabriella que mantém contato com as famílias e acompanha, mesmo que longe, as novas histórias.

 

Neste 15 de maio, a assistente social só tem um desejo, continuar transformando vidas. “Minha filha diz que quer ser igual a mamãe: ajudar as pessoas”. Nunca imaginei viver tudo isso, e aprendi a amar ainda mais a minha profissão quando vi tudo que era possível fazer por meio dela” afirmou Rúbia.

 

 

Homenagem
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) entregou na última sexta-feira (13), aos técnicos em serviço social, plantinhas suculentas em homenagem ao Dia do Assistente Social.
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de maio de 2022

Teatro Procópio Ferreira tem programação variada de quinta (23) a domingo (26)

Leia mais

16 de maio de 2022

Inscrições para última fase do Passe Livre começam dia 4 de julho

Leia mais

16 de maio de 2022

IPTU para Vicente de Carvalho vence na próxima semana

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.