Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de abril de 2018

Dia do Livro Infantil

Lourdes Ortiz realiza manhã de autógrafos no dia do livro infantil

Os escritores e jornalistas José Roberto Torero e Valdete Nilza Ribeiro levaram o gosto pela leitura e muita empolgação em bate-papo e manhã de autógrafos, envolvendo 140 alunos da escola Lourdes Ortiz, nesta quarta-feira (18), quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.
A ação também faz parte dos projetos Santos à Luz da Leitura e Rumo aos 90 anos, este iniciado em agosto do ano passado, com término em 11 de agosto próximo, dia do nonagésimo aniversário da unidade.
Torero, ex-aluno da Lourdes Ortiz, autografou Uma História de Futebol, e Valdete Nilza Ribeiro, Peixe Dorme?. O primeiro mostra como um menino do interior pode se tornar um grande jogador de futebol, a partir da amizade de Zuza e Dico, fanáticos por futebol.
“Esta escola faz parte da minha vida. Eu saí daqui com 14 anos, mas a escola não saiu de mim”, disse Torero à plateia. “Foi difícil fazer a história?”, perguntou Carlos Eduardo da Cunha, 11. “Nunca começo a história sabendo como vai terminar, ela vai se construindo, e isto é difícil”, destacou o escritor.

Peixes
Valdete escreveu sobre Peixópolis, cidade em que todas as crianças aos 7 anos ganhavam animais de estimação e onde tinham respeito pelo meio ambiente, professores, pais e amigos, valorizando brincadeiras saudáveis.
Mariana de Oliveira Ramos, 9, quis saber se as personagens do livro eram pessoas da família. “Alguns, sim, como minha sobrinha, que foi quem me motivou a escrever o livro ao me perguntar se peixe dormia. Fui pesquisar e achei o tema interessante. Os peixes apenas repousam, ficam quietos, mas têm que manter a vigília, senão são atacados. Também retratei o pipoqueiro que ficava em frente à escola que eu estudava”, contou Valdete.
A diretora Márcia Cristina Oliveira afirmou que, nas aulas de Língua Portuguesa, as crianças fizeram leitura coletivas das obras, com interpretação das tramas. Para isso, foram comprados 110 livros com a verba do Fundo Dinheiro Direto na Escola (FDDE), do governo federal. “Os estudantes do 4º ano analisaram Peixe Dorme e os do 5º, Uma História de Futebol”.

Perfis
José Roberto Torero Fernandes Júnior, 54 , formado em Letras e Jornalismo pela USP, cineasta, roteirista e colunista, é autor de 22 livros infantis e 15 para adultos, sendo O Chalaça, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Escreveu roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado (Rede Globo). No Jornal da Tarde, iniciou sua carreira de cronista e, depois, começou a escrever sobre futebol para a revista Placar. Foi colunista de Esportes da Folha de S. Paulo de 1998 a 2012. Trabalhou como roteirista em vários longas-metragens, como Memórias Póstumas, Pelé Eterno, O Contador de Histórias e Pequeno Dicionário Amoroso. Foi sócio da livraria Realejo, em Santos, e apresentou por um ano o Programa Cantos Gerais, no Canal Brasil.
Valdete Nilza da Silva Ribeiro, 54, é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos e em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo. Frequentou escolas públicas em Santos, até ingressar na universidade. Iniciou como repórter no Jornal Cidade de Santos e depois passou a integrar a equipe de jornalistas de A Tribuna do Vale do Ribeira e A Tribuna de Santos.
Como repórter fotográfica, produziu uma série de cartões postais de Bertioga, cidade onde reside e atua como assessora de comunicação há mais de 25 anos.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de abril de 2018

Projota se apresenta na Arena Club no próximo final de semana

Leia mais

18 de abril de 2018

Com alerta de queda na temperatura, Santos antecipa arrecadação de roupas e cobertores

Leia mais

18 de abril de 2018

Nova unidade de saúde beneficiará 16 mil moradores em Santos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.