27 de fevereiro de 2025
Dia Internacional da Mulher: a trajetória da Irmã Rosane Ghedin, que administra uma rede hospitalar com mais de 14 mil mulheres

Como conciliar e ter equilíbrio entre obrigações religiosas, responsabilidade do cargo, dedicando-se à oração, reflexão e serviços aos necessitados? É com esta história inspiradora que destacamos o papel das mulheres em diversas esferas da sociedade. Um exemplo inspirador, é o da Irmã Rosane Ghedin, que atua há 20 anos como diretora-presidente no Santa Marcelina Saúde
No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, destacamos o papel fundamental das mulheres em diversas esferas da sociedade. Um exemplo inspirador é o da Irmã Rosane Ghedin, Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, que há 20 anos encontra equilíbrio entre suas obrigações religiosas e as responsabilidades do cargo, dedicando-se à oração, reflexão e serviço aos necessitados.
Nascida em Vitorino, no Paraná, em uma família de agricultores, com formação em Enfermagem e especialização em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a freira de 56 anos, responsável por administrar nove hospitais, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Rondônia, e mais de 140 serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) na zona leste da capital paulista, é a prova de que a fé e a liderança podem se unir em prol do bem-estar da comunidade.
Incumbida pela gestão de mais de 23 mil colaboradores, dos quais 14 mil são mulheres, ela toma decisões importantes em relação às finanças e às políticas institucionais das unidades hospitalares, garantindo atendimento de alta qualidade e que atenda às necessidades da população.
Mesmo com todas essas responsabilidades, a religiosa da Congregação das Irmãs Marcelinas encontra satisfação e propósito em seu trabalho, com o objetivo de auxiliar a saúde de muitas pessoas. Como parte da força da vocação, Irmã Rosane Ghedin também tem a missão de liderar uma equipe de profissionais do Santa Marcelina Cultura, projeto que desenvolve um ciclo completo de formação musical integrado a uma proposta de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Em 2023, Ghedin esteve na lista 50 Over 50 2023 da Revista Forbes Brasil, o que demonstra seu reconhecimento e destaque no cenário empresarial e social.
A Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Irmã Rosane Ghedin, também foi reconhecida pela sua dedicação, atuação e compromisso relevantes dos serviços prestados em prol da enfermagem e da população. Ela foi homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN SP, na segunda edição do Prêmio Victória Secaf 2024, aos profissionais que marcaram gerações na enfermagem paulista.
Santa Marcelina em números: a Instituição dispõe de 1.561 leitos, 57 salas cirúrgicas e 21 de obstetrícia, mais de 16 milhões de atendimentos e mais de 3 mil visitas domiciliares. Foram realizados mais de 5 milhões de exames, 38.306 cirurgias, sendo 380 cardíacas e 1716 oncológicas. Já em Urgências foram 2.162.255 atendimentos e 77.971 internações, 25 mil quimioterapias e 400 radioterapias e 1140 procedimentos de hemodinâmica.
O Hospital Santa Marcelina comemora, neste ano, 64 anos de atuação e se destaca como a principal referência hospitalar da zona leste de São Paulo, região que conta com cerca de 4,6 milhões de habitantes. Destaca-se como um importante centro de ensino e pesquisa, mantendo 42 programas de residência médica, multiprofissional e especialização. Atua em parceria com todas as esferas governamentais, sendo em âmbitos Federal, Estadual e Municipal, o que amplia as alternativas de atendimento à população.
Atendimento de alta complexidade: em 2023, o hospital realizou mais de 705 mil atendimentos, dos quais mais de 391 mil foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 313 mil por meio de convênios. Além disso, foram registradas mais de 25 mil internações, 167 mil atendimentos no Pronto Socorro, mais de 14 mil cirurgias realizadas, e um total de 533 mil consultas ambulatoriais médicas.
Expansão em 2025: neste ano, o Hospital entra em uma fase importante de expansão. Serão construídos novos edifícios, para abrigar gestão de pessoas e formação, anfiteatro, garagem, entre outras novidades.