Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

21 de março de 2024

Dia Mundial da Água: Unipar comunica adesão ao Movimento +Água do Pacto Global da ONU

 | Jornal Acontece

Compromisso reforça a estratégia de Sustentabilidade da companhia, que atua em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem a água como tema central do negócio

 

A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul -, celebra o Dia Mundial da Água anunciando a adesão ao Movimento +Água do Pacto Global da ONU. A companhia é fornecedora de insumos essenciais para os projetos ligados ao tratamento e distribuição de água.

 

“Definimos na nossa estratégia de Sustentabilidade o saneamento como um direcionador. Além de ser prioritário para nosso negócio, temos implementado projetos de cunho social para contribuir com a universalização do serviço, beneficiando principalmente as pessoas nas comunidades onde estamos presentes. Vamos continuar atuando com iniciativas do negócio e com visão social para promover acesso aos serviços que geram melhoria na qualidade de vida das pessoas”, informa Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.

 

A Unipar publicou metas que se relacionam diretamente com o tema do Movimento. Até 2030, a companhia pretende reduzir em 15% a intensidade do uso da água e ter 15% de reaproveitamento, com o objetivo de contribuir para a diminuição do estresse hídrico das fontes de abastecimento de água. Para isso, já realizou os balanços hídricos de suas três plantas produtivas em 2022 (no Brasil e na Argentina), identificou as oportunidades de economia de água e estabeleceu planos de ação para essas capturas. Os efluentes gerados na produção seguem requisitos de descarte em consonância com as regulamentações e são monitorados diariamente, com auditorias mensais pelas autoridades ambientais.

 

O Movimento +Água visa o engajamento das empresas para atuação focada nas agendas de segurança hídrica e acesso ao saneamento básico no Brasil. O objetivo é impactar 100 milhões de pessoas a partir das ações coletivas acerca do ODS 6 – Água Potável e Saneamento. Segundo sua definição, o Movimento propõe uma jornada conjunta por transparência e ações coletivas, defendendo o estabelecimento de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade.

 

Além de ser referência no negócio de saneamento, a Unipar já tem projetos sociais relevantes. Em 2022, a companhia apoiou a implementação de um projeto piloto educacional que usa biodigestores para tratamento de esgoto, produção de gás e adubo, reaproveitando material orgânico que originalmente iria para o lixo em uma comunidade em Criciúma (SC), em parceria com a ONG Bairro da Juventude. A inciativa recebeu o prêmio ODS Santa Catarina, por meio do projeto de sustentabilidade ‘Educação e Meio Ambiente’, que reconheceu o compromisso da Unipar junto à localidade atendida.

 

No ano passado, em parceria com a ONG Biosaneamento, a Tigre e a Prefeitura local, a Unipar entregou um projeto que coleta, trata e descarta de forma adequada o esgoto produzido pela comunidade Jardim Planteucal, localizada em Ribeirão Pires, próxima a uma de suas fábricas em São Paulo. “Com essa iniciativa, 30 famílias passaram a ter acesso a esse serviço essencial, o que também contribui para a despoluição do córrego que margeia a comunidade, gerando relevante impacto socioambiental para a região”, informa Suzana.

 

A Unipar também realizou o mapeamento e diagnóstico das necessidades relacionadas ao tema na comunidade Jardim Encantado, em Rio Grande da Serra (SP), em parceria com a ONG Biosaneamento. O projeto, previsto para ser entregue neste ano, tem como objetivo garantir o acesso ao serviço básico de tratamento de esgoto, por meio da construção da estrutura necessária para a ligação das residências à rede pública.

 

“Integrar o Movimento significa somar forças com outras organizações para, coletivamente, contribuirmos com acesso ao saneamento e à gestão hídrica para impactar cada vez mais pessoas. Esse formato está em linha com nossa visão de atuar em ecossistema”, ressalta Suzana.

 

Fonte: Unipar

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de março de 2024

Braskem prorroga período de inscrições da terceira edição do Edital Projetos que Transformam

Leia mais

21 de março de 2024

Unipar celebra 55 anos

Leia mais

21 de março de 2024

Preso trio que larapiava fios de cobre na Usiminas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.