Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

28 de novembro de 2025

Dia Mundial de Combate à Aids terá ação especial do Gapa em Santos

 | Jornal Acontece

O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista (Gapa/BS) realizará, na próxima segunda-feira (1º), uma mobilização educativa pelo Dia Mundial de Combate à Aids. Das 10h às 13h, dirigentes, monitores e voluntários estarão em frente à sede da entidade, na Av. Epitácio Pessoa, 278, no Embaré, distribuindo panfletos, preservativos masculinos e femininos, além de autotestes gratuitos para detecção do HIV.

Excepcionalmente, a Feira de Natal do Gapa, com artigos e arranjos natalinos, artesanatos e peças de decoração e o brechó de roupas e acessórios também estarão abertos durante a ação.

 

O Dia Mundial de Combate à Aids é uma data dedicada à união de esforços na conscientização sobre a síndrome. Segundo o Unaids, 40,8 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo; somente em 2024 foram registradas 1,3 milhão de novas infecções, e 9,2 milhões ainda não têm acesso ao tratamento.

 

No Brasil, houve redução de cerca de 40% nas novas infecções desde 2010. Apesar disso, o Ministério da Saúde aponta que o país deve registrar uma “queda prolongada na incidência de novos casos” a partir dos dados deste ano. Especialistas, porém, chamam a atenção para uma “epidemia silenciosa”, marcada pela falta de sintomas e diagnósticos, o que pode aumentar a subnotificação.

 

Em Santos, o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura em 28 de julho mostra que, entre 2016 e 2024, foram registrados 778 casos de Aids e 1.121 casos de infecção pelo HIV no Sinan. Nesse período, houve ainda 117 gestantes infectadas, 120 crianças expostas ao risco de transmissão vertical e dois casos de HIV/Aids em menores de 13 anos. Considerando as estimativas populacionais do IBGE, as taxas de detecção em 2024 chegam a 15,4 casos de Aids e 22,8 casos de HIV por 100 mil habitantes.

 

Apesar dos avanços, o estigma e a discriminação ainda dificultam o acesso à prevenção e ao tratamento. Para especialistas, ações educativas e ampliação do diagnóstico, como as conduzidas pelo Gapa/BS são fundamentais para atingir mais pessoas e fortalecer o enfrentamento à doença.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de novembro de 2025

Pacientes confirmam exame, mas não aparecem na carreta em Guarujá

Leia mais

28 de novembro de 2025

Mamografia gratuita em Guarujá não precisa de agendamento

Leia mais

28 de novembro de 2025

Guarujá entrega Vacimóvel e aplica 400 doses

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.