07 de maio de 2018
No topo do pódio
Maria Eduarda e Luiz Nunes são campeões brasileiros de Jiu Jitsu
O ponto mais alto do pódio: é o objetivo de todo atleta. E dois cubatenses alcaçaram essa meta durante o Campeonato Brasileiro de Ju-Jitsu. Maria eduarda Chaves, de 13 anos, e Luiz Nunes da Silva, de 40, sagraram-se campeões em suas categorias durante a competição, que aconteceu no último sábado (05), no Poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP).
Luiz Nunes venceu as cinco lutas que o separavam do título na categoria Faixa Preta Pesado Master. Ao todo, 42 atletas disputavam a competição nesta categoria. Funcionário da Câmara Municipal, Luiz é professor da modalidade no projeto social ‘Jiu Jitsu Para o Bem’, com aulas no Parque Novo Anilinas. O atleta integra a Equipe Zenith, do professor Rodrigo Cavaca. Além dos apoios do Projeto 10 em 1, da Matrix Motos e do Centro Médico Veterinário (do vereador Anderson de Lana Andrade), o atleta registra também o agradecimento à Secretaria Municipal de Esportes pela cessão de instalações para os treinamentos, bem como ao preparador físico Nelton Yakuza.
Como ele explica, suas próximas metas são a segunda etapa do Campeonato Paulista, em junho, e o campeonato mundial da categoria, a ser disputado em julho na capital paulista.
Já Maria Eduarda precisou enfrentar lutadoras do Amapá, Amazonas e São Paulo na categoria Faixa Laranja Pena Infanto A para conquistar a medalha de ouro. A atleta pratica a modalidade desde os 6 anos e faz parte da equipe Estrela de Ouro Integração Jiu-Jitsu no Jardim Casqueiro.
Além deste campeonato, ela também já foi campeã paulista de judô, na categoria sub-13 e 2ª colocada na categoria infantil de luta olímpica estadual. Seus próximos objetivos para o jiu-jitsu são a participação na segunda etapa do Campeonato Paulista, em Barueri e o Sul-Americano, no Rio de Janeiro, ambos a serem disputados no mês de junho.